Aprenda a usar o Prisma, aplicativo que transforma fotos em "obras de arte"

Por Akira Suzuki
photo_camera Divulgação

O Instagram pode ter popularizado os filtros, uma funcionalidade que deixa as fotos, digamos, mais artísticas. Mas, agora, um novo aplicativo resolveu levar isso para um outro patamar, fazendo as imagens parecerem que foram pintados por artistas famosos como Van Gogh, Picasso ou Edvard Munch. Trata-se do Prisma, que, por enquanto, só foi lançado para iOS (uma versão para Android está prometida para o fim do mês).

Os resultados do Prisma podem ser impressionantes (ou seriam impressionistas?). De acordo com os criadores do aplicativo, o sistema usa uma combinação de redes neurais e inteligência artificial para processar as fotos.

Prisma - Dicas

A utilização do aplicativo é muito simples: depois de instalá-lo, ele vai ligar a câmera. Nessa tela, você pode tanto tirar uma foto na hora ou usar uma imagem já armazenada, bastando clicar na miniatura que fica no canto inferior direito. Se utilizar uma foto de arquivo, será necessário cortar: enquadre-a como preferir e depois aperte em "Next".

Prisma - Dicas

Na próxima tela, vai aparecer a foto escolhida e várias opções de filtro na parte de baixo. É só escolher uma delas. O processo de transformação leva um tempo (em média 5 segundos) e precisa de conexão à internet. Agora, é só conferir o resultado. Se não for do agrado, basta escolher outro filtro.

Prisma - Dicas

Vale lembrar que é possível configurar a intensidade de aplicação do filtro mexendo para os lados na foto. A escala vai de 0% a 100%. No 50%, por exemplo, você verá uma imagem que combina a foto original com a imagem processada em partes iguais de transparência.

Prisma

Agora, não adianta nada fazer essas imagens legais e não poder compartilhar, né? O Prisma permite publicar a foto no Instagram e no Facebook ao toque de um botão. Também é possível enviar a criação por e-mail, publicá-la no Twitter e em outros aplicativos.

Prisma - Dicas

É isso, agora é só se divertir com os vários filtros existentes no Prisma (até o término deste guia eram 35 maneiras de processar as fotos).

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.