Aprenda a usar o Mathpix, o app que resolve contas direto do papel

Por Régis Soares

Não há como negar que, com o avanço da tecnologia, tudo ficou mais fácil e acessível. Quando o assunto é smartphone, então, nem se fala. Com ele, você consegue fazer quase tudo através de aplicativos com o simples toque dos dedos, sem sair de casa e, claro, sem qualquer tipo de esforço.

Uma das áreas mais beneficiadas com a chegada dos dispositivos móveis é a educação. Embora muitos acreditem que celular e estudos não combinam - por supostamente causar falta de atenção -, ele pode, sim, ser muito útil para estudantes de todos os níveis.

Se você acessar a categoria educacional na loja de aplicativos de seu smartphone, vai se deparar com uma infinidade de opções para crianças, adolescentes e adultos. Você pode aprender uma nova língua, estudar para provas, acessar simulados de universidades, livros didáticos em versão digital e até resolver contas. Estes últimos, inclusive, não são novidade, mas muitos deixam a desejar com interfaces difíceis de serem compreendidas, confundindo os usuários.

Com o intuito de sair da mesmice e revolucionar esse nicho da matemática digital, um grupo de quatro jovens dos Estados Unidos resolveu inovar e criou o primeiro e incrível aplicativo do mercado que resolve contas direto de uma folha, conforme já noticiamos aqui no Canaltech. Trata-se do Mathpix.

Mathpix

Além de mostrar como determinada conta foi solucionada, apresentar gráficos e disponibilizar diversas formas de resolver uma equação, ele possui uma tecnologia - similar ao QR Code - que basta o usuário apontar a câmera do celular para a folha para que o dispositivo faça a leitura dos números e símbolos e dê a resposta imediatamente.

Se você ficou curioso para saber como utilizar o aplicativo, nós preparamos um tutorial explicando passo a passo. Confira:

Passo 1

O Mathpix é gratuito e, até o momento, está disponível apenas para iOS. A empresa promete atualizações em breve, com isso, pode ser que futuramente seja disponibilizado para outros sistemas. Para baixá-lo, acesse a App Store, digite Mathpix na caixa de busca, pressione a opção 'Obter', espere o download ser finalizado e, depois, selecione 'Abrir'. Acompanhe as duas imagens abaixo:

Mathpix

Passo 2

Logo na primeira tela, o iOS exibirá uma mensagem alertando que o Mathpix deseja ter acesso à câmera. Pressione 'OK', pois essa é a principal ferramenta utilizada por ele.

Mathpix

Passo 3

Depois, ele apresentará algumas mensagens em inglês explicando como o app funciona. Arraste três vezes para a esquerda e pressione 'START' para começar a usar o Mathpix.

Mathpix

Passo 4

Antes de qualquer coisa, é importante lembrar que o Mathpix só funciona com seu aparelho conectado à internet. Vamos lá, hora de começar a "mágica". Depois da tela de boas-vindas, você vai se deparar com uma câmera. Pegue uma folha e faça uma conta sem o resultado - mesmo que você já saiba qual é. Se for uma que você não saiba a resposta, melhor ainda.

Nós fizemos uma conta simples (10 + 10) só para exemplificar, mas você pode fazer uma complicada e de qualquer espécie: multiplicação, divisão, subtração, expressão, raiz quadrada, potenciação, etc.

Mire o retângulo branco da câmera em sua conta, pressione o círculo central inferior para fazer a foto e espere até que o sistema faça a leitura dos números e sinais.

Mathpix

Observação: todos os sinais acima devem ser escritos no papel da forma convencional, exceto o de divisão. Nesse caso, ele deve ser representado por um travessão " — ", com um número em cima e o outro embaixo.

Passo 5

Pronto! Após esse procedimento, você será direcionado para uma nova tela com o resultado e outras opções.

Mathpix

Repare que, na parte superior, há um gráfico. Ele será preenchido automaticamente pelo aplicativo quando você fizer contas mais complexas.

Passo 6

Se você for para a próxima tela, terá a relação completa de como sua conta foi resolvida e quais as fórmulas o sistema utilizou para chegar até o resultado final.

Mathpix

Passo 7

Na tela de gráfico e resultado final ainda há uma aba com outras opções, como inserir imagem, tabela, nota, expressões e até uma calculadora integrada com sinais mais complexos, etc.

Por fim, para fotografar uma nova conta, pressione o botão 'Done' no canto superior direito da tela para voltar ao início e realizar todo o procedimento novamente.

Mathpix

Este tutorial lhe foi útil? O que você achou deste novo aplicativo? Conte-nos abaixo na caixa de comentários.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.