Aprenda a trocar o nome (ou assunto) de grupos do WhatsApp

Por Sérgio Estrella

O recurso de grupos do WhatsApp é um dos fatores que mantém o app como um dos maiores sucessos no mercado de mensageiros instantâneos, apesar de toda a concorrência. É claro que o aplicativo faz o básico do que se espera de todo messenger moderno, como possibilitar o envio de mensagens gratuitas por meio de qualquer dispositivo compatível (Android, iOS, Windows Phone e outros) usando apenas sua agenda de contatos.

Como os assuntos das conversas em grupo podem variar muito, a possibilidade de alteração do nome (assunto) dele é um recurso bem interessante de ser utilizado, considerando que o WhatsApp permite a criação de grupos com até 50 pessoas. Dentro do app, o nome de um grupo é chamado de "assunto", uma forma de incentivar que ele seja constantemente alterado de modo a refletir o tema das mensagens e não deixar ninguém que chega no meio da conversa de fora.

Agora que você já aprendeu a alterar a foto (ícone) de grupos do WhatsApp, vamos descobrir como alterar o assunto do grupo. Acompanhe nosso passo a passo abaixo e aprenda como fazer:

Passo 1: abra o WhatsApp

Inicie o aplicativo WhatsApp no seu dispositivo móvel a partir da tela inicial ou lista de aplicativos. Caso você ainda não tenha o WhatsApp instalado em seu smartphone, aprenda a instalá-lo, assim como outros aplicativos essenciais. Após instalado, é necessário configurar seu perfil utilizando seu número de telefone. Para isso, na primeira utilização, o app exige que o número seja confirmado. Nesse momento, você deverá informar seu número de telefone e o WhatsApp enviará automaticamente um SMS para o dispositivo informado, de modo a verificar a autenticidade do número para evitar que outras pessoas o utilizem.

Com o WhatsApp instalado e configurado, vamos acessá-lo tocando em seu ícone (imagem).

Ícone Whatsapp

Tocando no ícone do WhatsApp na tela inicial do smartphone (no exemplo, um dispositivo Android).

Passo 2: acesse o painel do grupo

Agora que o WhatsApp está aberto, acesse o painel do grupo. Isso pode ser feito de duas formas diferentes: a primeira é clicando sobre o nome do grupo na barra de ferramentas do WhatsApp. Se fizer desta forma, pode pular para o passo 3 a partir daqui.

Tutorial Símbolo 1
Editar Foto Grupo Whatsapp

Acessando a página de informações do grupo no WhatsApp.

A outra forma é acessando o menu de opções do aplicativo: caso seu aparelho possua um botão físico de menu (como os modelos fabricados pela Samsung), você deverá utilizar este botão; caso seu smartphone possua botões virtuais, ou seja, os botões "Voltar" (seta), "Início" (casa) e "Aplicativos recentes" (dois retângulos) – no caso do sistema Android –, o menu de opções poderá ser acessado clicando no ícone de três quadrados empilhados verticalmente, na extremidade direita da barra de ferramentas. Feito isso, você terá acesso às opções de grupo. Toque sobre a opção "Info do grupo".

Passo 3: editando o nome do grupo

Você será levado para a tela com informações do grupo, como foto, nome, data de criação, mídia do grupo (fotos e vídeos enviados), participantes e outros.

WhatsApp Trocar Nome Lápis

Visualizando as informações do grupo e tocando sobre o ícone de edição.

Nesta tela, note que ao lado das infomações do grupo existe um ícone de lápis . Este símbolo representa a possibilidade de edição e/ou visualização maior. Portanto, vamos tocar sobre ele para editar o nome do grupo.

Tutorial Símbolo 2

Passo 4: salvando o novo nome do grupo

O app abrirá uma nova tela mostrando apenas o nome atual do grupo e a quantidade restante de caracteres que podem ser utilizados (sem apagar o que já existe). O limite total de caracteres para nomes de grupo é de 25 caracteres e ele permite a inserção de emoticons.

WhatsApp Troca Nome Grupo

Acessando e alterando o título do grupo.

Se não gostar do nome e quiser desfazer as alterações, toque sobre a opção "Cancelar" e repita o processo. Assim que ficar satisfeito com o nome escolhido, toque sobre a opção "OK" na parte inferior da tela.

Pronto! O novo assunto será utilizado para identificar o grupo na lista de contatos e no cabeçalho do grupo. Lembrando que qualquer membro do grupo pode alterar o nome do grupo e toda alteração de assunto é notificada na lista de mensagens compartilhadas do grupo, assim todos os participantes saberão que o nome foi trocado e por quem.