Aprenda a gravar o que está sendo reproduzido na tela do seu Android

Por Muni Perez

Você já precisou gravar o que estava sendo reproduzido na tela de seu dispositivo Android e não soube como fazê-lo? Apesar de não contar com um recurso nativo de gravar o que passa na tela, como a função "screenshot" (basta pressionar o botão power e a tecla de reduzir o volume ao mesmo tempo), existe uma série de aplicativos que podem fazer o serviço para você.

Utilizaremos no tutorial o aplicativo SCR Screen Recorder, que é gratuito e pode ser encontrado na Play Store. Seu sistema deve estar "rooteado", e a versão do Android deve ser a 4.0 ou superior.

Após fazer o download do aplicativo, ao abri-lo pela primeira vez, seu gerenciador de super usuário (superuser) irá perguntar qual a permissão que você quer dar ao aplicativo. Escolha a opção desejada.

Gravar video no Android - etapa 1

Gravar video no Android - etapa 2

Gravar video no Android - etapa 2

Depois disso, o aplicativo mostrará um menu flutuante no meio da tela, com três opções. A primeira é o botão para iniciar a gravação, a segunda é um atalho para as configurações do aplicativo, e a terceira é o botão de sair, para fechar o programa.

Ao clicar em iniciar gravação, a captura terá início e você verá somente um indicador no canto superior direito da tela, escrito “rec”, de recording (gravando). Para finalizar a gravação, basta bloquear a tela do aparelho e aguardar pelo menos 2 segundos. O vídeo capturado será armazenado na pasta padrão definida pelo programa.

Gravar video no Android - etapa 3

Gravar video no Android - etapa 4

Gravar video no Android - etapa 4

Nas Configurações você tem várias opções de personalização, como a qualidade do vídeo, a taxa de atualização e o local onde ele será armazenado. Vale a pena dar uma explorada em todos os itens para escolher a combinação que mais se adequa às suas necessidades. Um destaque vai para o local onde as gravações ficam armazenadas – basta escolher uma pasta – e para as configurações de áudio.

Caso não queira utilizar o áudio externo, opção padrão do SCR Screen Recorder, você pode escolher a alternativa Mute e usar um esquema secundário para a captura do som.

Para isso, você terá que utilizar, por exemplo, um computador com um cabo de áudio de 3.5 mm. Neste caso, ligue o cabo na entrada do microfone do seu computador e conecte a outra ponta do cabo na saída de fone de ouvido do seu smartphone ou tablet.

Gravar video no Android - etapa 5

Gravar video no Android - etapa 6

Gravar video no Android - etapa 6

O áudio captado pelo computador será o mesmo reproduzido pelo smartphone, eliminando ruídos externos. O procedimento, entretanto, não é tão simples quanto parece e serão necessários conhecimentos em edição de vídeo para unir o áudio captado no computador com o vídeo gravado no seu aparelho.

Quanto à parte das configurações do vídeo capturado, vale ressaltar que quanto menor a resolução e taxa de bitrate, mais suave será o processo de gravação, consumindo menos recursos do processador. Entretanto, isso reduzirá a qualidade de seu vídeo.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.