Aprenda a criar ícones-padrão para deixar o Android com a sua cara

Por Dimitri Pereira
photo_camera Divulgação

Uma das coisas mais legais que o Android oferece é a oportunidade de personalização do smartphone, e, embora uma variedade grande de pacotes para esse fim estejam disponibilizadas gratuitamente na Google Play Store, saiba que você também pode criar os seus próprios ícones para aplicativos e jogos.

O processo de criação é muito simples e não requer conhecimentos profundos sobre edição de imagens. Um simples aplicativo de edição no PC ou no celular é o suficiente.

No entanto, alguns detalhes devem ser bem observados para que dê tudo certo ao criar os seus atalhos personalizados. Confira então algumas dicas de como fazer.

Criando ou escolhendo uma imagem

Você pode criar ícones de qualquer tema, e com qualquer imagens que desejar. Pode ser a partir de uma foto sua, um emoji, a capa de um disco, o brasão do seu time de futebol, etc. Basta usar a imaginação e escolher uma imagem, pessoal ou do Google, como preferir, ou pode criá-las do zero, com um desenho ou logo feito usando programas como o Paint, o CorelDraw ou o Photoshop.

Se a sua escolha for de fazer um ícone a partir de uma imagem do Google, opte por uma que possua maiores resoluções, isso vai facilitar o trabalho e dar mais liberdade na hora de editá-las, seja tanto para redimensioná-la como para alterar alguns detalhes. Leve em conta, ainda, se a escolha vai ter harmonia com o restante do sistema operacional. O visual padrão do Android que usa e abusa de cores é o Material Design, mas isso é com você. O processo de criação é livre.

ícones Android

No exemplo que usaremos para esse tutorial, substituiremos o ícone do telefone (discador) por outro modelo, usando uma foto de um aparelho de telefone antigo, encontrada no Google, que pode agradar bastante aos hipsters e a ferramenta para a edição que vai ser usada é o Photoshop.

Editando o ícone

Para editar o ícone, o usuário pode usar qualquer programa de edição, seja o mais comum, Photoshop, ou outras opções gratuitas como o Pixlr, por exemplo. A utilização de camadas é bastante recomendada, assim você pode se sentir mais à vontade para alterar cores de fundo, sombras e qualquer outro elemento desejado.

Outras dicas importantes na hora de editar:

Usar a transparência: como você já deve ter notado, muitos dos ícones do Android não possuem uma cor de fundo, além da própria logo do app com suas formas. Se você deseja criar algo desse tipo, basta aplicá-lo sobre um plano de fundo transparente. A melhor ferramenta do Photoshop para vazar o fundo é a Varinha Mágica. Basta selecionar a ferramenta e, em seguida, clicar sobre as áreas da imagem que tenham a mesma cor, como um fundo por exemplo de cor sólida e excluir toda a região indesejada até que reste apenas o ícone que você quer. Depois disso, será preciso salvar o ícone em um formato que suporte a transparência, como o PNG.

ícones Android

Bordas e fundo: Se você não quiser usar a transparência, pode optar por usar formas geométricas como o fundo do seu ícone. O Photoshop oferece opções geométricas retas ou com as bordas arredondadas, círculos, estrelas e outros modelos. Ou você pode também usar o pincel para desenhar detalhes manualmente.

ícones Android
ícones Android

Salvando o ícone

Três fatores importantes devem ser observados ao salvar um ícone que vai ser usado em seu Android.

Corte: Independente da forma do seu ícone, se ele é transparente ou não, a imagem deve ser salva sempre num formato quadrado, como se fosse para o Instagram. Geralmente os editores possuem funções para isso. No Photoshop, basta selecionar a ferramenta "Cortar" e escolher nas propriedades o formato "Quadrado (1x1)".

Resolução: Depois que terminar a etapa da edição, o usuário pode salvar o ícone em uma resolução menor para economizar espaço no smartphone, por isso, escolha um tamanho de 500 x 500 pixels ao invés de 1440 x 1440 pixels, já que não haverá muita diferença mesmo.

Formato da imagem: A extensão usada para salvar a imagem do ícone também é muito importante. É recomendado que você utilize o PNG, já que esse formato é bem compatível com transparências e é bastante suportado.

ícones Android

Modificando os ícones dos aplicativos no smartphone

Transfira então o/os ícone(s) criados no computador através do Photoshop para o seu aparelho Android.

Para aplicar a imagem ao app, alguns launchers já possuem essa função de alteração de ícones, como a Nova Launcher e a Action Launcher, portanto você poderá usá-los. Caso você não use nenhum software do tipo, uma alternativa capaz de realizar a função é a Awesome Icons, que você poderá baixar na Google Play Store. No exemplo utilizaremos esse aplicativo.

Passo 1. Baixe e instale o app Awesome Icons e procure na lista de apps aquele que você deseja modificar o ícone, em seguida, toque no botão de galeria ao lado dele para escolher a sua nova imagem. No caso mudaremos o ícone do discador/telefone.

Passo 2. As fotos armazenadas da sua galeria serão então exibidas, encontre então o seu ícone criado e toque sobre ele.

ícones Android

Passo 3. O aplicativo irá exibir a imagem e uma ferramenta de corte de imagem. Selecione a imagem e depois toque sobre "Crop".

Passo 4. Na próxima tela, serão mostrados então o ícone padrão da launcher utilizada e logo abaixo o novo ícone que o substituirá. Caso queira também editar o nome do app, basta digitar o novo nome na opção "Label". Quando terminar, toque em "Ok" na parte inferior direita da tela.

ícones Android

Passo 5. O Awesome Icons irá criar um novo atalho na tela inicial do seu aparelho. Agora basta apenas substituir o ícone original e pronto!

ícones Android

Passo 6. Caso o sistema insista em voltar para o ícone original, edite novamente o atalho no Awesome Icons, mas dessa vez marque a opção "Protect Icon" na tela final da configuração, antes do "Ok".

ícones Android

Pronto! Agora que você já sabe como criar os seus próprios ícones e alterar os originais, você poderá fazer isso com qualquer aplicativo, principalmente os daqueles que você se sente constrangido em ter mas não consegue ficar sem.

Como criar ícones usando apenas o seu smartphone

Se você não possui um computador, ou não deseja fazer um ícone cheio de detalhes, criando algo mais simples, saiba que também é possível criar os seus ícones utilizando apenas o seu celular. Tudo o que você precisa é de um editor de fotos ou um aplicativo de colagem, tudo depende do que você deseja fazer.

Alguns aplicativos que podem te ajudar na edição são: Pixelr, Snapseed, Photoshop Express e Aviary. Para fazer colagens de algumas fotos em uma, você pode usar o Layout ou o No Crop, entre outros. No exemplo abaixo utilizaremos o Layout.

Passo 1. O objetivo aqui é fazer um ícone para a galeria de fotos do smartphone a partir de uma colagem simples de fotos pessoais. Usando o Layout isso é muito fácil de fazer e o app já utiliza o corte quadrado por causa do Instagram e isso já facilita muito. Depois de pronta a imagem, basta salvar na galeria normalmente.

ícones Android

Passo 2. Agora, usando o Awesome Icons, repita o mesmo processo utilizado no tutorial anterior. Encontre o aplicativo na lista que deseja alterar o ícone, toque sobre ele, depois toque sobre galeria, escolha a nova imagem do ícone e confirme em "OK". Ele será substituído e aparecerá na tela inicial do seu aparelho.

ícones Android

Baixar pacotes de ícones

Se você não quiser criar uma nova imagem para substituir um ícone, uma alternativa é baixar um pacote de ícones já prontos, e, para fazer a substituição basta escolher um deles. Isso pode ser feito de forma bastante simples através do aplicativo Awesome Icons. Veja como no passo a passo:

Passo 1. Na tela inicial do Awesome Icons, toque sobre as três barrinhas no canto superior esquerdo. Depois, toque sobre a opção "Get more icons".

ícones Android

Passo 2. Uma lista com vários pacotes de ícones será exibida. Toque sobre um deles. O pacote para download irá se abrir na página da Google Play Store. Você deverá tocar sobre "Instalar" para baixar o pacote. Aguarde até o fim do procedimento.

ícones Android

Passo 3. Depois de baixado, volte ao app, nas três barrinhas no canto superior esquerdo da tela inicial e selecione a opção "Icon Packs". Toque sobre os três pontinhos do canto superior direito da tela e em seguida, toque em "Refresh" para atualizar a página. Pronto! Note que o pacote vai aparecer na lista.

Quando for alterar algum ícone de aplicativo, visite o seu pacote de ícones para escolher qual irá substituir o original. Simples assim!

ícones Android
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.