Aprenda a criar grupos de bate-papo no Whatsapp

Por Sérgio Estrella

Além de possibilitar o envio de mensagens gratuitas pela internet por meio de qualquer celular ou smartphone compatível (Android, iOS, Windows Phone e outros) usando apenas sua agenda de contatos, um dos recursos mais populares do WhatsApp é a criação de grupos.

Esses grupos permitem a troca de mensagens com até 50 contatos simultaneamente. Você pode criar um grupo para sua turma na faculdade, para os seus colegas de trabalho, ou mesmo para os seu grupo de amigos. Todos os recursos do WhatsApp disponíveis em conversas individuais, como o envio de fotos, vídeos, sons e emoticons, continuam disponíveis nos grupos.

Para aprender a criar seu próprio grupo no WhatsApp, acompanhe nosso passo a passo em vídeo ou em texto, abaixo:

Passo 1: abra o WhatsApp

Inicie o aplicativo WhatsApp no seu dispositivo móvel a partir da tela inicial ou lista de aplicativos. Caso você ainda não tenha o WhatsApp instalado em seu smartphone, aprenda a instalá-lo, assim como outros aplicativos essenciais. Após instalado, é necessário configurar seu perfil utilizando seu número de telefone. Para isso, na primeira utilização, o app exige que o número seja confirmado. Nesse momento, você deverá informar seu número de telefone e o WhatsApp enviará automaticamente um SMS para o dispositivo informado, de modo a verificar a autenticidade do número, evitando que outras pessoas o utilizem.

Com o WhatsApp instalado e configurado, vamos acessá-lo tocando em seu ícone (imagem).

Ícone Whatsapp

Tocando no ícone do WhatsApp na tela inicial do smartphone (no exemplo, um dispositivo Android).

Passo 2: acesse o recurso de criação de grupos

Agora que o WhatsApp está aberto, vamos acessar o menu de opções do aplicativo. Isso pode ser feito de duas formas diferentes, dependendo do modelo do seu dispositivo. Caso seu aparelho possua um botão de menu (como os modelos fabricados pela Samsung), você deverá utilizar este botão; caso seu smartphone possua botões virtuais, ou seja, os botões "Voltar" (seta), "Início" (casa) e "Aplicativos recentes" (dois retângulos), o menu de opções poderá ser acessado clicando no ícone de três quadrados empilhados verticalmente na barra de ferramentas "Conversas" do WhatsApp.

Tutorial Símbolo 1
Novo Grupo Whatsapp

Acessando o comando "Novo grupo" dentro do menu de opções do WhatsApp.

Feito isso, você terá acesso às principais opções do aplicativo. A primeira delas é "Novo grupo" , o recurso que procuramos. Toque sobre esta opção para iniciar o processo de criação de grupo.

Tutorial Símbolo 2

Passo 3: definindo nome e foto para o grupo

Você será levado para a primeira tela referente à criação de grupos do WhatsApp.

Contatos Grupo Whatsapp

Definindo o avatar e assunto do grupo.

Nesta tela, o aplicativo pede que se informe os atributos básicos de qualquer grupo: assunto (nome) e ícone (foto) Tutorial Símbolo 2, sendo este último opcional para a criação. Basta tocar em cada um dos campos para editá-los. O nome do grupo deve ter até 25 caracteres e é permitida a utilização de emoticons, inseridos através do botão com ícone de rosto feliz ao lado do campo para inserção de nome. Já o ícone do grupo pode ser qualquer imagem disponível em seu smartphone (seja capturada pela câmera ou baixada da internet) nos formatos padrões (JPG, GIF, PNG). Assim que ficar satisfeito com o nome e foto do grupo, toque sobre o botão "Avançar" Tutorial Símbolo 3 na barra de ferramentas "Novo grupo" do WhatsApp.

Tutorial Símbolo 1
Tutorial Símbolo 2
Tutorial Símbolo 3

Passo 4: selecionando os participantes o grupo

Quando avançar a primeira tela de criação de grupo, você será levado para a segunda tela, onde poderá selecionar os seus contatos que terão acesso ao grupo. Caso não tenha contatos em sua lista, basta adicionar números de telefone à sua agenda de contatos do próprio smartphone, que o WhatsApp reconhecerá aqueles que possuem conta no serviço.

Contatos Grupo Whatsapp

Adicionando ou removendo os contatos do seu grupo.

Nesta tela, o aplicativo pede que se informe o nome dos contatos que você quer adicionar ao grupo. Basta tocar sobre o campo "Digite o nome do contato..." para que o WhatsApp comece a filtrar seus contatos existentes pelo que você estiver digitando. Assim que localizar o contato desejado, clique sobre ele para adicioná-lo à lista do grupo. Você também pode clicar no ícone "+" (mais) para pesquisar e selecionar multiplos contatos. Os contatos adicionados ao grupo Tutorial Símbolo 2 ficarão listados abaixo do campo de adição. Caso adicione algum contato por engano ou deseje remover um contato já adicionado, clique sobre o ícone "X" (xis) Tutorial Símbolo 3 localizado no lado direito do nome do contato (o que não significa que o contato foi bloqueado). Assim que terminar de adicionar os contatos desejados ao grupo, toque sobre o botão "Criar" Tutorial Símbolo 4 na barra de feerramentas "Novo grupo" do WhatsApp para concluir o processo.

Tutorial Símbolo 1
Tutorial Símbolo 2
Tutorial Símbolo 3
Tutorial Símbolo 4

Pronto! O grupo está criado e aparecerá na lista de conversas do WhatsApp, passando a funcionar como um chat normal, onde todas as mensagens serão compartilhadas com os membros do grupo (que você adicionou no passo 4).

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.