Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apps de transporte terão de pagar taxa progressiva para atuar em São Paulo

Por| 11 de Outubro de 2016 às 10h20

Link copiado!

Apps de transporte terão de pagar taxa progressiva para atuar em São Paulo
Apps de transporte terão de pagar taxa progressiva para atuar em São Paulo

A partir desta terça-feira, 11, passa a valer um novo sistema de cobrança da prefeitura aos aplicativos de transporte na cidade de São Paulo. Será cobrada outorga progressiva (espécie de taxa para o uso das vias da cidade), para todos os apps de transporte que atuam na capital, como Uber, Cabify e 99.

Segundo o prefeito Fernando Haddad, o intuito da medida, que também beneficia os taxistas, é evitar o monopólio e a concorrência desleal. Ele explica que a ideia da prefeitura não é lucrar e tornar o serviço mais caro ao consumidor, e sim deixar o setor mais competitivo. Para ele, o Uber tem um percentual "exagerado" do mercado.

Atualmente, a cidade cobra uma taxa fixa de R$ 0,10 por quilômetro percorrido. Com o novo sistema de cobrança, haverá um limite de 7,5 mil quilômetros que podem ser percorridos por hora por empresa. Se os motoristas ultrapassarem esse valor, o aplicativo vai ter que pagar uma outorga maior, que é progressiva e pode chegar a R$ 0,40 por quilômetro, caso a empresa superar os 37 mil quilômetros em uma hora. A tabela com os novos valores ainda será divulga pela administração municipal.

E os taxistas?

Continua após a publicidade

Haddad acredita que a medida de regulação também vai beneficiar os taxistas. "Vão ter um ganho a partir desta decisão em virtude de que eles vão ter condições competitivas mais adequadas para reagir à entrada destes novos players no mercado", explicou.

Ele ainda afirmou que a ideia não é aumentar a arrecadação, mas "inibir que uma empresa aumente demasiadamente a sua frota e, no curto prazo, jogue as tarifas muito para baixo para coibir a entrada de novas empresas ou sucatear o serviço de táxi". Segundo o prefeito, isto acabaria com a concorrência e pesaria no bolso do consumidor no futuro.

Atualização: no final da tarde desta terça, o Uber divulgou uma nota classificando o novo sistema de cobrança da prefeitura como uma "incerteza jurídica", acusando Haddad de desvirtuar sua própria regulação e de inibir a competição sadia na cidade.

"Com isso, o elo mais fraco da cadeia – o usuário – é punido por escolher o serviço de sua preferência", escreveu a empresa no comunicado. "Com preços mais caros, as pessoas terão menos incentivo para compartilhar viagens e mais incentivo para voltar a usar seu próprio carro, contribuindo para o aumento do trânsito, da poluição e do caos urbano".

Continua após a publicidade

Fonte: G1