Apps de táxi vão aumentar taxas cobradas dos motoristas em pagamentos in-app

Por Redação | 05 de Fevereiro de 2016 às 11h13
photo_camera Marianne Abreu

Motoristas de táxi que permitem ao consumidor pagar as corridas por meio de aplicativos para celular agora terão que pagar mais caro pela viagem. Acontece que o 99Taxis e o Easy Taxi, duas das maiores ferramentas utilizadas para esse objetivo, anunciaram que vão aumentar a tarifa cobrada dos condutores pelas corridas com pagamento in-app.

No caso do 99Taxis, a empresa elevará o percentual cobrado de 9% para 12,99% a partir do dia 10 de fevereiro. Como justificativa, a companhia disse que o aumento servirá para a realização de novas ações, contratação de pessoal na central de atendimento e inclusão de melhorias no aplicativo. "O reajuste possibilitará que a 99 continue investindo em tecnologia para aprimorar cada vez mais o seu aplicativo, realize ainda mais ações de mídia e publicidade, as quais ajudam a converter usuários e aumentam as solicitações de corridas aos taxistas", destacou.

Já a Easy Taxi, que hoje cobra uma taxa de 9%, deve elevar essa porcentagem para até 10%. A corporação ainda não fez uma comunicação oficial, mas o CEO Jorge Pilo confirmou ao MOBILE TIME que o aumento da taxa "é iminente". De acordo com a entidade, a margem cobrada atualmente é baixa e a operação está sendo financiada com dinheiro dos investidores. Pilo também reforça que, com o aumento, novas melhorias serão implementadas na plataforma, uma vez que o app recebe atualizações a cada duas semanas.

O Wappa, outro app de grande porte, mas com foco somente em corridas corporativas, diz que por enquanto mantém a sua taxa em 10%, mas que está monitorando o movimento do mercado.

A notícia sobre o aumento na taxa cobrada por transações in-app já circula entre os motoristas, que não concordam com a mudança. Em grupos de WhatsApp, taxistas estão enviando mensagens convocando um boicote às corridas com pagamento pelo aplicativo. "Temos o poder nas mãos. Nós nunca precisamos de app para sobreviver, eles sim dependem de nós para se manter", diz um dos motoristas no mensageiro.

Em contrapartida, o CEO da Easy Taxi afirma que essa modalidade de pagamento traz benefícios aos motoristas. "Em média, os taxistas hoje trabalham 30% menos e ganham 30% a mais graças ao uso do app. Além de trazer passageiros para os taxistas, os apps cobram menos do que as cooperativas e repassam os pagamentos mais rapidamente", afirmou. "O taxista tem o direito de aceitar ou não cada corrida. Do nosso lado, estamos seguros que agregamos muito valor e que ainda é vantajoso para o motorista aceitá-las", complementou.

Vale lembrar que os apps de táxi no Brasil não cobram nada do motorista quando a corrida é paga em dinheiro ou em cartão de crédito ou débito usando uma máquia de POS (Point of Sale/Point of Service) do taxista.

Fonte: MOBILE TIME

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.