Apps de sucesso: o que as pessoas procuram

Por Colaborador externo | 29.04.2015 às 10:25
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Por Gerardo Wisosky*

Vivemos na era dos aplicativos e não há como fugir. Contamos com estas plataformas para saber como está o trânsito, avaliar qual o melhor caminho para chegar em casa, nos comunicar com amigos e familiares – seja por mensagens de texto ou através das redes sociais – e diversas outras atividades básicas do dia a dia. Por isso, quem investir neste mercado pelos próximos anos certamente terá sucesso.

Sabemos que hoje são mais de 1,8 milhões de apps disponíveis para serem baixados. Mas se engana quem pensa que não há mais o que inventar. Se parar para pensar, há sempre uma oportunidade para criar algo inovador. Às vezes a ideia surge no momento em que menos se espera, como em uma conversa com os amigos, por exemplo. Mas quem atua nesta área não pode aguardar a conceito surgir. É preciso conhecer bem o mercado de atuação para conseguir avaliar as melhores oportunidades.

Contudo, é sabido que por trás de um simples aplicativo de troca de mensagens há uma complexa arquitetura tecnológica. O programador muitas vezes define quais são as melhores funções que pretende criar, mas há uma demora tão grande no desenvolvimento que quando o app fica pronto já surgiu outro similar. Por isso, é preciso buscar alternativas que ajudem a acelerar a criação da plataforma, como ferramentas de automatização de desenvolvimento, para que assim a maior parte do tempo investido seja na concepção de boas ideias.

E se engana quem pensa que se destacar significa criar apps ultra mega elaborados. Muito pelo contrário, fazer o simples é o mais difícil. E é exatamente isso que as pessoas querem. Um estudo realizado pela Nielsen Analytics mostra que os aplicativos de utilidade e produtividade cresceram cerca de 150% no último ano. Os usuários dos dispositivos móveis buscam facilidade e praticidade.

Mas para criar um bom aplicativo outros pontos também devem ser considerados. Um bom design, por exemplo, é fundamental, assim como uma boa usabilidade. Também não adianta desenvolver para apenas uma plataforma. Este mercado está cada vez mais divido e atingir todos os públicos é a melhor opção. Também vale ficar de olho nas avaliações que os usuários fazem de plataformas similares para não errar.

Quem acompanha o noticiário de TI sabe que os investimentos em mobilidade por parte das empresas só cresce. Uma pesquisa realizada pela IDC Analyze the Future, por exemplo, aponta que em 2015 o acesso à internet via dispositivo móvel será maior do que via PC ou notebook. Com este dado, não é difícil concluir que o número de apps só tende a aumentar.

Por isso, este setor demanda cada vez mais profissionais qualificados e preparados, que tenham boas ideias e sejam ágeis no desenvolvimento, afinal, ninguém que perder o timing para a concorrência. Existem muitas oportunidades nesta área e os interessados em seguir esta carreira devem se preparar. Certamente, vale a pena investir na carreira de desenvolver mobile.

*Gerardo Wisosky é country manager Brasil do GeneXus International – empresa que desenvolve GeneXus – ferramenta de desenvolvimento de sistemas que permite criar aplicativos para as linguagens e plataformas mais populares do mercado, sem necessidade de programar.