Apple poderá financiar podcasts próprios e exclusivos

Apple poderá financiar podcasts próprios e exclusivos

Por Felipe Ribeiro | 16 de Julho de 2019 às 22h30
Divulgação

A Apple continua a investir na renovação de seus conteúdos originais em diversas plataformas. Desta vez a gigante de Cupertino quer investir em podcasts próprios e exclusivos. De acordo com a Bloomberg, a companhia está buscando empresas de mídia para discutir a realização de determinados programas.

Isso seria completamente novo dentro do ecossistema de podcasts da Apple, uma vez que a empresa sempre desempenhou um papel neutro no podcasting, no qual qualquer pessoa podia fazer o upload de seu podcast no aplicativo da Apple e distribuí-lo pela plataforma. A Maçã apenas faz a curadoria de listas e destaca os programas, mas essas escolhas nunca foram financiadas, propriamente.

A mudança no modelo de negócios não é necessariamente inesperada, mas seria interessante para a indústria do entretenimento. Um dos rivais da Apple, o Spotify, por exemplo, anunciou no começo do ano que planeja gastar US$ 500 milhões (R$ 1,8 bilhões) em aquisições relacionadas a podcasts. Recentemente, a plataforma adquiriu duas redes, a Gimlet Media e Parcast, ambas realizando programas bem populares. De agora em diante, os produtos dessas redes só estarão disponíveis por meio do Spotify.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A investida da Apple em programas exclusivos, segundo especialistas, poderia mudar fundamentalmente a indústria. Segundo dados do próprio Spotify, mais de 50% das pessoas ouvem podcasts por meio de dispositivos ou plataformas da Maçã. Caso a empresa comece a criar alianças a redes de programas específicos, os criadores de conteúdo podem ser levados a optar por acordos de exclusividade, em vez de distribuir o programa em todos os aplicativos.

Aplicativos para Podcasts

A Apple lançou o Podcast Analytics no ano passado, uma espécie de serviço que oferece aos criadores de podcast mais informações sobre seus ouvintes e desempenho. Este ano, porém, a Maçã anunciou um aplicativo Podcasts dedicado para computadores Mac (como parte do desmembramento do iTunes), e lançou uma interface web para expandir a quantidade de pessoas que podem ouvir esses programas por meio de seu serviço.

Fonte: The Verge , Bloomberg

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.