Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple encerra aplicativo de clima rival do Tempo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Janeiro de 2023 às 10h59

Link copiado!

Reprodução/Apple
Reprodução/Apple
Tudo sobre Apple

A Apple aproveitou o primeiro dia de 2023 para acabar com o aplicativo de clima Dark Sky. O app já tinha sido temporariamente excluído da App Store em setembro de 2022, retornou para a loja e agora deve parar de funcionar em definitivo.

O Dark Sky foi comprado em março de 2020, tendo sido apontado como um substituto natural do aplicativo original Tempo. Com o passar do tempo, a adoção se mostrou inversa: o Dark passou a incorporar recursos do programa pré-instalado no iPhone, iPad e Mac.

Em dezembro do ano passado, a Apple compartilhou uma atualização na página de suporte na qual fornecia informações para usuários do Dark Sky migrarem para o Tempo. Este segundo teria sido otimizado ao ponto de se tornar superior ao rival, com previsão de chuvas de hora em hora, temperatura e clima para os próximos 10 dias, mapas de alta resolução e alertas de tempestades.

Continua após a publicidade

Com a maior parte dos recursos incorporados, o Tempo acabou fortalecido, principalmente com a chegada do iOS 16, iPadOS 16 e macOS Ventura. Alguns recursos são exclusivos de países selecionados (o Brasil não está entre eles), mas foi o suficiente para atrair a atenção dos usuários.

O DarkSky ficou bastante conhecido nos Estados Unidos ao fornecer todas as informações indispensáveis com um clique, sem precisar rolar tela, clicar em submenus ou executar ações. Já o Tempo, embora seja visualmente bonito, é um pouco menos intuitivo, porque esconde informações atrás de botões extras.

Até quando será possível usar o Dark Sky no iOS?

Continua após a publicidade

A API de integração do Dark Sky para aplicativos meteorológicos deve ser encerrado em 31 de março de 2023. Em seu lugar, os desenvolvedores devem usar a API WeatherKit, que fará basicamente o mesmo que o Tempo já faz, mas nos apps de terceiros.

Não foi dada uma razão oficial para a descontinuação do Dark Sky, mas a motivação parece bem clara. Com o fortalecimento do Tempo, não faria sentido manter outro aplicativo em paralelo. Este é mais um daqueles casos em que as Big Techs compram rivais para não serem ameaçadas, exterminando o serviço pouco tempo depois.

Quem já possui o app precisará mantê-lo no celular para usar até a data limite. Já para os novatos ou quem o excluiu, não será mais possível baixar o Dark Sky novamente.