Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple Clips lança recurso de realidade aumentada com tecnologia LiDAR

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Maio de 2021 às 16h05

Link copiado!

Divulgação/Apple
Divulgação/Apple
Tudo sobre Apple

Uma nova atualização para o aplicativo Clips, da Apple, trouxe um novo recurso chamado AR Spaces, que permitirá a inserção de efeitos mais “realistas” ao gravar vídeos. Somente se você tiver um iPhone 12 Pro, iPhone 12 Pro Max ou iPad Pro (2020 ou posterior) é que poderá aproveitar este novo recurso.

Com o uso da câmera, o aplicativo mapeia o ambiente para inserir os efeitos. O Clips usa a tecnologia LiDAR Scanner, presente apenas nos modelos mais atuais de Maçã, para mensurar melhor o espaço e assim conseguir ajustar os filtros de forma mais eficiente do que o TikTok ou Instagram fazem atualmente, por exemplo.

Continua após a publicidade

Por enquanto, são sete efeitos de realidade aumentada presentes: chão de leds, luzes de piscantes, efeitos de boate, explosão de confetes, corações esvoaçantes pela tela e outras criações. A funcionalidade também permite inserir textos, adesivos e emojis para tornar os vídeos ainda mais personalizados.

É curioso notar como as luzes se adaptam ao ambiente, aumentando ou reduzindo de tamanho, o que possibilita a sensação de profundidade. Já dá para perceber o potencial que a tecnologia LiDAR pode proporcionar, principalmente quando for melhor trabalhada. Veja:

Essa atualização também incluiu algumas outras melhorias, como a possibilidade de espelhar uma segunda tela para quem usa iPad (dá para alternar entre apenas o seu vídeo ou toda a interface) e a possibilidade de excluir vários projetos de forma simultânea. O app também liberou uma função para editar textos de etiquetas no modo paisagem do iPhone.

Continua após a publicidade

A última grande repaginação que o Clips tinha passado foi em outubro de 2020, quando a Apple incluiu suporte a vídeos verticais. Desde então, os updates troxueram ajustes pontuais, novidades cosméticas ou pequenas correção de falhas.

Tecnologia de luzes

LiDAR é a sigla para Light Detection And Ranging (Detecção e variação de luz, em português), uma tecnologia presente na câmera dos novos dispositivos da Apple capaz de detectar diferentes níveis de reflexão luminosa. Com isso, o sensor usa cálculos matemáticos para identifica a distância de objetos com mais precisão.

O "novo" scanner permite trabalhar os recursos de realidade aumentada de forma mais aprimorada, já que fornece mais precisão aos aplicativos. A ideia da Maçã é justamente incentivar os desenvolvedores a trabalhar RA e inseri-la no dia a dia dos seus apps.

Continua após a publicidade

O novo Clips é gratuito e pode ser baixado diretamente na App Store. Para funcionar, é necessário estar rodando o iOS 14.5.

Fonte: App Store