App Good2Go encoraja sexo casual consentido, mas com questionário

Por Redação | 02 de Outubro de 2014 às 10h00

Esta matéria pode conter informações desatualizadas ou sem utilidade após 30/12/2015 12:00.

Alguns aplicativos parecem ser uma boa ideia durante seu planejamento mas acabam criando situações esquisitas quando são lançados. É o caso do Good2Go, que vem com a premissa de evitar o sexo em situações, digamos, de pouca sobriedade.

O Good2Go foi criado para reduzir o número de encontros que mais tarde serão lamentados. O aplicativo, de acordo com os criadores, vem para "facilitar uma comunicação mais clara sobre expectativas". Ou, sendo mais claro, se a pessoa está mesmo ou não a fim de ter uma relação sexual casual em seu atual estado etílico.

Para isso, o aplicativo emite um pequeno questionário sobre essa possibilidade. O uso é simples: basta os usuários estarem conectados via app para que o software com as perguntas comece a rodar.

O parceiro em potencial pode responder "Não, obrigado", "Sim, mas... temos que conversar antes" ou "Ok, estou pronto (Good2Go)". A resposta negativa do alvo imediatamente envia um aviso enfatizando que "não significa não", enquanto "Sim, mas... temos que conversar antes" oferece opção para as duas pessoas enviarem mensagens antes seguirem para o encontro.

Caso responda "Estou pronto (Good2Go)", segue uma pergunta sobre o estado etílico do alvo, que então precisa indicar qual o nível de sobriedade: Sóbrio, Medianamente bêbado, Bêbado mas pronto ou Muito bêbado.

Quaisquer respostas que não sejam "Muito bêbado" levam a pessoa a providenciar seu número de telefone para confirmar que eles estão mesmo sóbrias o suficiente para consentir com a ação. Ao responder "Muito bêbado", o usuário recebe uma mensagem do app indicando que não está apto a tomar decisões conscientes naquele momento.

GOOD2GO

Na teoria, o aplicativo seria uma boa solução para a questão que tenta "solucionar". Contudo, os problemas já começam com relação a segurança, já que todas as conversas e informações pessoais sobre parceiros e encontros sexuais ficam registradas no aplicativo.

Segundo, fica difícil imaginar um cenário em que duas pessoas propensas a ter uma relação sexual casual precisem entrar num aplicativo e ficar respondendo questões antes de irem pra cama juntas. Ao Mashable, os criadores se defenderam e disseram que a intenção não é ser "quebra-clima", mas também não dizem como isso poderia ser evitado.

No final das contas, entre a vontade de ser uma ferramenta para evitar encontros desagradáveis e a realidade de não oferecer uma boa opção de comunicação para efetivar essas relações, o Good2Go acaba ficando no meio do caminho e não realizando nenhuma das duas funções direito. Até porque o que seria o principal objetivo do app deve ser resolvido na vida real e não exatamente com um aplicativo de questões para smartphone.

O Good2Go está disponível para iOS e Android somente para os Estados Unidos, por enquanto. Mas, se depender da popularidade para chegar por aqui, pode ser que os brasileiros nem mesmo tenham tempo de testar a novidade.

Fonte: http://mashable.com/2014/09/30/awkward-consensual-sex-app/

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.