App da IBM reúne informações sobre falta d’água em São Paulo

Por Redação | 28.09.2015 às 13:40
photo_camera Divulgação

Em parceria com o Instituto Cidade Democrática, a IBM Brasil anunciou o lançamento de um aplicativo que promete ajudar na coleta e análise de dados sobre a preocupante situação da água no Estado de São Paulo.

O aplicativo Água Viva é uma ferramenta colaborativa que permite que qualquer pessoa registre incidentes relacionados à água e divididos nas seguintes categorias: “Faltou Água”, “Vazamento de Água”, “Realidade dos Poços”, “Fontes de Água” e “Ações para Economizar”.

Em seguida, as informações são divididas em subcategorias que permitem especificar dados como período do dia em que o problema aconteceu, frequência, características e tipo de local. O app também possui suporte para o envio de fotos que comprovam as reclamações.

Todas as informações inseridas pelos cidadãos no app serão analisadas e levadas ao poder público, com o intuito de ajudar os governantes a produzir propostas para a melhoria da situação por meio da interação gerada pelo Água Viva.

Desenvolvido pela IBM, o aplicativo utiliza tecnologia chamada Mobile Aplication Fabric (MAF), uma plataforma de desenvolvimento de aplicações de georeferenciamento criada pelo Laboratório de Pesquisa da IBM Brasil e baseada no IBM Worklight Foundation.

"O trabalho desenvolvido com o Instituto Cidade Democrática está entre as ações de impacto social que a área de Cidadania Corporativa da IBM realiza, sempre focada em parcerias com organizações alinhadas aos valores da companhia", conta Alcely Barroso, executiva de Cidadania Corporativa da IBM Brasil.

Por enquanto, o app registra apenas situações que acontecem no Estado de São Paulo, mas em breve deve ser expandido para outras regiões. O Água Viva é gratuito e está disponível para dispositivos Android e, em breve, deve chegar também a aparelhos com sistema iOS. Os cidadãos também podem acompanhar as ocorrências registradas por meio do site ÁguaViva.org.

Confira o passo a passo para uso do app da IBM e do Instituto Cidade Democrática:

Água Viva

Com informações do Baguete