Aplicativo quer impedir definitivamente as screenshots de mensagens

Por Redação | 28.04.2016 às 13:12

Apesar de ter o sistema de “delação” de screenshots como uma de suas principais funcionalidades, o Snapchat não necessariamente impede que essa ação seja feita, mas sim, apenas informa ao usuário que o ato aconteceu. Um novo software de mensagens para o iOS, entretanto, promete utilizar sistemas de segurança avançados para tornar tal tarefa impossível. Estamos falando do Privates, que diz ser um dos mensageiros mais protegidos do mundo.

Utilizando sistemas de criptografia e proteção, o aplicativo garante que as mensagens trocadas entre os usuários não apenas são impossíveis de serem interceptadas por hackers, mas que os próprios contatos não poderão registrá-las ou leva-las para fora do próprio software. Para isso, o Privates adota três mecanismos de segurança que tentam tornar fisicamente impossível a produção de screenshots.

São três os dispositivos para isso. Em um deles, por exemplo, o destinatário precisa pressionar de forma ininterrupta dois botões na tela. Em outro, precisa segurar o smartphone de uma determinada maneira, e no terceiro, colocá-lo em frente ao rosto para reconhecimento facial. Essas três funcionalidades podem ser combinadas ao gosto do remetente, e se uma screenshot ainda assim for realizada, ele é informado imediatamente.

Além disso, o Privates afirma ser o único a permitir que mensagens já enviadas sejam apagadas. Isso, claro, deve ser realizado antes que o destinatário as visualize. Nesse caso, os textos ainda assim podem ser removidos, mas a informação já foi passada. Uma criptografia avançada garante que apenas os envolvidos em uma determinada comunicação sejam capazes de acessá-la, o que dificulta a interceptação por hackers.

Criado inicialmente como um sistema seguro para transferência de registros médicos, o Privates tem versões Android e Windows Phone em desenvolvimento. Além disso, seus criadores continuam trabalhando em funções adicionais para torna-lo mais completo e divertido, além de lúdico – em uma atualização recém-liberada, por exemplo, foi adicionada a possibilidade de capturar a reação do destinatário de uma determinada mensagem a partir da câmera frontal.

Fonte: Metro