Aplicativo permite que brasileiros acompanhem gastos de deputados

Por Redação | 12 de Julho de 2016 às 16h30

Um novo aplicativo desenvolvido por alunos da PUC-RS, em Porto Alegre, promete manter os cidadãos informados a respeito dos gastos públicos de deputados federais. O aplicativo, chamado "Meu Deputado", é um instrumento mais acessível para a lei da transparência.

O app mostra, mensalmente, como os deputados gastam as verbas que lhe são destinadas, incluindo gastos em divulgação, combustível, hospedagem, passagens aéreas, entre outros. "A nossa ideia era fazer um aplicativo que facilitasse a visualização das informações", explica Claudio da Silva Dias Junior, um dos desenvolvedores e estudante de Ciência da Computação da PUC-RS.

App Meu Deputado

O "Meu Deputado" foi desenvolvido durante o programa de capacitação em tecnologia do sistema operacional da Apple, o Brazilian Education Program for iOS Development (BEPiD). O programa é oferecido pela PUC-RS através da Faculdade de Informática e pelo Instituto Eldorado. O aplicativo foi construído após uma tarefa do curso. Nela, as equipes deveriam realizar um app que compreendesse alguma solução para a sociedade.

Com o aplicativo, o usuário pode acessar as notas fiscais referentes aos seus gastos, além de ter a opção de enviar um e-mail, com texto base pronto, para questionar políticos sobre o destino dos recursos públicos. O app está disponível gratuitamente na App Store.

Via PUC-RS

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.