Aplicativo do Google para iOS ganha recurso de recomendação de artigos

Por Redação | 20 de Setembro de 2017 às 09h50

O aplicativo de pesquisas do Google para iOS ganhou nesta terça-feira (19) uma função que manterá os usuários mais tempo dentro do app para ler novos artigos ou visitar páginas com conteúdo relacionado. A funcionalidade, chamada de "Pessoas também viram", mostra sugestões de leitura após uma busca no dispositivo, o que certamente será mais prático para os usuários do que utilizarem outros apps de notícias.

O recurso funciona de forma bem simples e muito similar às recomendações já existentes em sites da web. Ao realizar uma busca no app e acessar uma notícia ou artigo para ler, o Google mostrará sugestões de outras leituras na parte inferior da tela - como mostra a animação abaixo. Para visualizar as sugestões, basta deslizar o card para cima e tocar em algum outro artigo de seu interesse.

A Google afirmou que a mudança ocorre para facilitar a exploração e descoberta de novos conteúdos ao navegar na web, mas também tem o efeito de manter os usuários por mais tempo em seu aplicativo. Além disso, os sites poderão ver um aumento de acessos oriundos do buscador, o que também é algo interessante para a empresa por valorizar o seu principal produto.

A nova funcionalidade é realmente interessante para quem está lendo notícias na internet, mas pode não ser tão eficiente assim para aqueles que utilizam a ferramenta apenas para buscar algo específico, como a maioria das pessoas o fazem.  Ao mesmo tempo em que incentiva os usuários a lerem mais e a evitarem se informar com notícias falsas, o "Pessoas também viram" também promove uma maior visualização das propagandas de anunciantes, o que certamente aumentará as receitas da Google.

A novidade está disponível inicialmente apenas para os Estados Unidos, mas a Google informou que pretende expandir o recurso para outras regiões e idiomas em breve. Ainda não há um prazo para a novidade chegar ao Android.

Fonte: TechCrunch

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.