Publicidade

Aplicativo denuncia violência contra a mulher em tempo real

Por| 12 de Julho de 2017 às 10h44

Link copiado!

Aplicativo denuncia violência contra a mulher em tempo real
Aplicativo denuncia violência contra a mulher em tempo real

Ferramentas de tecnologia têm ajudado no combate à violência em diferentes tipos de casos, inclusive nos maus tratos às mulheres. Esse é o caso do MUSA (Mulher Salva), que promete denunciar em tempo real ameaças ou agressões a pessoas próximas e até policiais. O aplicativo foi lançado pela startup JMMTech, localizada no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

Os dados sobre a violência contra a mulher no Brasil motivaram a empresa a desenvolver um serviço que pudesse facilitar a vida das mulheres agredidas na hora de denunciar seus agressores. Dados oficiais revelam que mais de 200 mulheres são agredidas todos os dias no país, uma média de uma violência a cada sete minutos. Mais de 80% dos casos acontecem dentro do ambiente doméstico, sendo o agressor, na maioria das vezes, um familiar.

O MUSA foi desenvolvido para funcionar em conjunto com outro app, o Anjo da Guarda, que permite que a usuária possa selecionar algumas pessoas convidadas para receber os chamados de emergência. Ao pressionar o botão de alerta dentro do aplicativo, um chamado é enviado automaticamente aos anjos da guarda, incluindo informações sobre o local e o momento da agressão. As usuárias também podem preencher dados adicionais do agressor, como nome, idade, endereço e histórico processual, que ficarão disponíveis apenas para as usuárias denunciantes e para os anjos da guarda.

Policiais também poderão se cadastrar como anjos da guarda para receberem alertas de toda a sua região, o que pode facilitar consideravelmente o atendimento às vítimas e a detenção dos criminosos. A inscrição dos policiais é feita em uma plataforma web, que permite, entre outras coisas, que cada unidade policial monitore todos os agentes, chamados e dados estatísticos que estejam cadastrados no sistema.

Continua após a publicidade

"Com este aplicativo, todas as ocorrências ficarão registradas de forma eletrônica, informando data, hora, local, entre outros. Já as autoridades policiais poderão ter um completo controle e mapeamento das vítimas e dos seus agressores", explicou o fundador e presidente da JMMTech, Ernani Machado. "Buscaremos parceria com grandes marcas e organizações que se interessem pela causa da proteção à mulher para que o projeto possa ser para sempre gratuito, e, assim, oferecer mais uma ferramenta de proteção às mulheres".

O aplicativo MUSA é totalmente gratuito e já está disponível para download na Play Store. Para dispositivos iOS, o app estará disponível a partir desta sexta-feira, dia 13 de julho.