Aplicativo ajuda a criar vídeos 360º usando o iPhone

Por Ruam Oliveira
photo_camera Screenshot App Store

Fazer vídeos em 360 graus usando apenas seu smartphone agora ficou muito mais fácil. Com o aplicativo Splash, é possível gravar vídeos em 360º e também usá-lo para criar vídeos em realidade virtual. O app por enquanto está disponível apenas para dispositivos iOS - porém no site oficial já existe a promessa de uma versão para Android.

A Viorama, empresa que é responsável pelo aplicativo, foi premiada no SXSW - Festival de cinema, música e tecnologia que acontece toda primavera em Austin, no Texas - com o título "SXSW Accelerator Award" como a startup/app mais inventiva do festival.

Splash App

A interface do Splash é muito parecida à do Snapchat, além dos vídeos produzidos, o usuário também pode adicionar textos, imagens e emojis. Depois de gravados, os "splashes" (como são chamados os vídeos feitos no app) podem ser compartilhados em qualquer plataforma como Facebook, Twitter ou até mesmo carregá-los no Youtube.

Outro aspecto muito semelhante ao "Discover" que existe no Snapchat, o Splash possui um "Live Feed" onde o usuário pode conhecer outros vídeos feitos ao redor do mundo.

Um diferencial do aplicativo é que a empresa também quer usar cada vez mais a tecnologia de realidade virtual como fonte de engajamento no compartilhamento de vídeos via redes sociais.

Em comunicado a imprensa, a Viorama destacou que conseguiu arrecadar US$ 2,5 milhões em fundos juntamente com o lançamento de uma nova versão que conta não só com a opção de realidade virtual como também com uma tecnologia de "videopainting".

"A realidade virtual é atualmente uma tendência significativa na indústria. Mas a maioria dos hardware e software de realidade virtual não são nem acessíveis, nem fáceis de usar ou até mesmo convenientes", afirmou a empresa. "Nós queremos tornar a realidade virtual acessível para pessoas comuns como eu e você", disse Michael Ronen, co-fundador do aplicativo.

Fontes: Splash, KnowTechie, Blonde 20