Publicidade

Android ganha atalho para facilitar gerenciamento de senhas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Junho de 2022 às 16h40

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

O Google decidiu facilitar o acesso ao gerenciador de senhas do Android com a adição de um atalho para a tela inicial do seu celular ou tablet. A ideia é incentivar o uso pelas pessoas, já que muitas sequer conhecem a ferramenta integrada.

O Password Manager ("Senhas e preenchimento automático", em português) funciona como um serviço de preenchimento automático de senhas na web e possui integração com o Chrome. Para acessá-lo, contudo, era necessário navegar até as configurações do Android para localizar o gerenciador.

Continua após a publicidade

Hoje existe uma solução fornecida pelo Google Play Service para otimizar esse acesso, mas era menos eficiente. Ele apenas direcionava para o local quando você fazia a busca na ferramenta de lupa, algo um tanto trabalhoso.

É mais útil (e seguro) usar o gerenciador integrado do que a versão web para Android, pois você pode usar a biometria para autenticação e assim manter as senhas protegidas. Quando o acesso ocorre pelo navegador, o usuário deve fazer login na Conta do Google (o que pode ser mais complexo se tiver a autenticação de dois fatores ativada), ao contrário do Android que estará automaticamente conectado.

Com a atualização, você poderá acessar tudo com um toque rápido no ícone de chave colorida na tela inicial. Não há nada de diferente, nenhuma nova funcionalidade, mas o "corte de caminho" é nítido.

Gerenciador de senhas do Android

Continua após a publicidade

O atalho está disponível para quem tem o Google Play Services na versão 22.18 ou mais recente. É necessário ir até o Gerenciador (Configurações> Privacidade> Senhas e preenchimento automático> Google) e tocar no ícone de engrenagem, posicionado no canto superior direito. Lá você verá a opção "Adicionar atalho à tela inicial", ali na parte de baixo da tela, que vai criar o ícone para agilizar o acesso e pode ser posicionado em qualquer lugar da home.

Este recurso nativo armazena e sincroniza senhas entre seus dispositivos logados no Google. Isso significa que você pode acessar sites, favoritos, aplicativos ou serviços mesmo quando estiver longe do seu celular. Além disso, permite gerar senha única para cada conta para navegar com mais segurança em sites — e evitar o péssimo hábito de usar as mesmas credenciais em todos os lugares.