Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 11 vai dificultar uso de apps de câmera de terceiros

Por| 19 de Agosto de 2020 às 11h24

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

Uma alteração recente no código-fonte do Android 11 foi confirmada pelo Google: a empresa removeu a opção de selecionar o app de câmera em alguns casos. Segundo a companhia, a mudança tem como objetivo “proteger a segurança e privacidade dos usuários”, portanto, quem migrar para o novo sistema será obrigado a usar o aplicativo padrão de câmera do celular na maioria das situações.

A remoção não afeta aplicativos que possuem recursos de câmera integrados, caso do Facebook, Instagram e Twitter, por exemplo. A tela de seleção de app continuará a ser oferecida apenas se o celular tiver outros aplicativos de câmera instalados (como Open Camera e A Better Camera), situação que se aplica a poucos usuários.

Possível motivo

Continua após a publicidade

É possível que a mudança tenha sido provocada devido a apps criminosos que se apresentavam como câmera com o único objetivo de roubar informações e fotos dos usuários. A câmera não apenas tem acesso ao sensor fotográfico do dispositivo, como também pode oferecer informações de geolocalização armazenadas nos metadados dos arquivos. Sem uma explicação oficial do Google, porém, é difícil fazer qualquer avaliação mais aprofundada.

Ainda que a mudança deva prejudicar um número reduzido de usuários, dá para imaginar que algumas pessoas com preferências específicas quanto a apps de câmera não ficarão satisfeitas.

Fonte: Google