Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Anatel critica bloqueio do WhatsApp no Brasil, mas diz que não tomará medidas

Por| 02 de Maio de 2016 às 18h03

Link copiado!

Anatel critica bloqueio do WhatsApp no Brasil, mas diz que não tomará medidas
Anatel critica bloqueio do WhatsApp no Brasil, mas diz que não tomará medidas
Tudo sobre Anatel

Com o bloqueio do WhatsApp no Brasil, não ia demorar muito para as principais entidades relacionadas aos direitos do consumidor se manifestarem sobre a decisão que tornou o app inacessível pelas próximas 72 horas. Uma delas é a Anatel, que criticou a atitude, mas disse que nada pode ser feito para reverter a situação.

"O WhatsApp deve cumprir as determinações judiciais dentro das condições técnicas que ele tem. Mas, evidentemente, o bloqueio não é a solução", afirmou João Rezende, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações. Ele também destacou que o bloqueio do WhatsApp é uma medida desproporcional porque acaba punindo os usuários do serviço.

Ainda de acordo com Rezende, a Anatel não pode tomar nenhuma medida para restabelecer o serviço, porque não é parte da decisão judicial. O Ministério das Comunicações informou que não vai se posicionar neste momento sobre a decisão judicial que determinou o bloqueio do WhatsApp.

O WhatsApp está bloqueado em todo o país desde as 14h de hoje, por determinação do juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto (SE). A justificativa para o bloqueio acontece porque o Facebook, que é dono do aplicativo, não tem atendido a determinações judiciais que pedem a quebra de sigilo de mensagens trocadas pela ferramenta. A investigação, que ocorre sob segredo de Justiça, tem como alvo suspeitos ligados ao tráfico de drogas.

Continua após a publicidade

A medida vale até a próxima quinta-feira (5), mas se houver uma liminar derrubando a decisão, o serviço pode ser retomado antes desse prazo. Foi isso o que aconteceu na primeira vez que o app foi bloqueado no Brasil, em dezembro do ano passado: na época, o aplicativo voltou ao ar menos de um dia após ficar inacessível, também por uma ordem judicial.

Segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), todas as companhias receberam a intimação sobre o bloqueio e cumprirão a determinação judicial.

Leia as últimas sobre o bloqueio do WhatsApp no Brasil:

Continua após a publicidade

Fonte: Agência Brasil