Amigo secreto | Conheça os apps que ajudam a organizar o sorteio

Esta época do ano é quando acontece o famigerado e, por vezes, constrangedor amigo secreto. Embora seja uma divertida comemoração para juntar os mais chegados, ou sair com o pessoal do trabalho e da faculdade, organizar esse encontro e a troca de presentes pode não ser tão simples assim.

Isso porque nem sempre é possível fazer a descoberta do amigo secreto de forma tão fácil. Os motivos são variados: ou porque alguém mora longe e não pode participar do sorteio. Outro que não consegue (ou não quer) acessar um complexo site para verificar quem saiu com quem e o que quer ganhar de presente. Enfim, são muitas as variáveis que levam a complicar um simples sorteio de amigo secreto.

Por conta disso, o Canaltech selecionou alguns apps para Android e iOS para ajudar você a organizar o amigo secreto e se esquivar de saias-justas. No final, há uma lista de todos apps citados e as principais características deles para você também ficar por dentro, junto com os links para download.

Um tem Android e o outro iOS

Um dos problemas de se usar um app para fazer o sorteio pode ser obrigar todo mundo a baixar o mesmo programa, o que, por si só, pode ser uma grande dor de cabeça em um grupo grande.

Junto disso, pode ser que um tenha um iPhone e outro um Samsung Galaxy, por exemplo, com sistemas operacionais diferentes. Tudo bem que grande parte dos apps de amigo secreto estão nas duas plataformas, mas a proposta é facilitar. Então, vamos às opções.

Para resolver este problema você pode optar por apps que fazem o seguinte: ou informam o usuário sobre seu amigo secreto por fora da plataforma (por e-mail ou SMS) ou estão nas duas lojas. Opções:

Papelzinho: este é o app ideal para este caso. Ele está presente em ambas as lojas e oferece opção de informar aos usuários quem são seus amigos secretos por envio de e-mail ou SMS. Ou seja, resolve os dois problemas descritos por aqui. Ainda, deixa que cada pessoa liste até três presentes que gostaria de ganhar;

Papelzinho é plataforma simples com envio de e-mails e SMS (Foto: Divulgação/Google Play)

Amigo Secreto 22: este também é um bom programa para sorteio e gerenciamento de amigo secreto, mas exige que todo mundo baixe o programa e faça o cadastro na plataforma.

Pessoas que se odeiam

Muitas vezes, as pessoas gostam dar aquele famoso golpe para evitar que pessoas que não se suportam entreguem presentes entre si. Como viver em sociedade é suportar até mesmo quem você não gosta, a opção é todo mundo participar, mas não apostar na sorte para evitar constrangimentos. Por conta disso, um app pode ser mais eficiente do que tirar os papeizinhos na sorte.

A dica aqui é também usar o Amigo Secreto 22. Ele oferece uma ferramenta interessante que permite escolher aquelas pessoas que você não quer que saiam umas com as outras. Até mesmo, pode ser interessante para evitar que casais se tirem na brincadeira, incentivando a interação. Da nossa lista, é o único que oferece tal funcionalidade.

Amigo Secreto 22, com plataforma mais complexa (Foto: Divulgação/Google Play)

Pessoas com dificuldades tecnológicas

Este talvez seja o principal problema para quando se pensa em usar um app para gerenciar amigo secreto. Seja na família ou no trabalho, sempre tem aquela pessoa que se embanana com a tecnologia. Logo, quanto mais simples, melhor.

A sugestão aqui é utilizar algum programa que utilize o número de telefone para cadastrar os usuários. Ou seja, apenas uma pessoa pega todo mundo que está no grupo de WhatsApp, já com acesso aos números de telefone, e monta o amigo secreto.

Assim, os participantes só recebem um aviso por SMS e ficam sabendo das pessoas com quem saíram. Assim, há as seguintes opções:

Amigo Oculto SMS: simples, faz uma lista e envia para cada um por SMS. Ainda avisa o gerenciador sobre quem já visualizou a mensagem. Ainda, o organizador pode enviar mensagens para as pessoas quando quiser, informando sobre o encontro e mandando lembretes. Disponível apenas para Android, mas exige que apenas o gerenciador instale a aplicação.

Secret Santa Generator: Secret Santa é o nome do amigo secreto feito nos Estados Unidos. Esta é a versão do app semelhante ao Amigo Oculto SMS, mas para quem tem iOS. Eles são análogos e funcionam exatamente da mesma forma. Embora seja uma aplicação em inglês, o organizador pode escolher o texto que pretende mandar para os usuários, traduzindo para português e já ditando as regras dos presentes (por exemplo, só pode livro até R$ 50).

Vale lembrar que o Papelzinho também funciona neste caso.

Plataformas mais complexas

Se o seu grupo é de pessoas mais ligadas em tecnologia, você pode querer um app mais completo que somente um faça o sorteio. Assim a dica é o Amigo Secreto, disponível para iOS e Android. Ele permite que você chame amigos pelas redes sociais, e-mail e número de telefone.

Ele também cria grupos, sugere presentes já com links das lojas e define as regras do jogo. Tudo isso dentro da própria plataforma. Aqui também é possível estipular regras como integrantes de um casal não podem sair entre si.

Lista completa de apps

  • Papelzinho: iOS e Android, permite enviar para usuários mensagens por SMS e e-mail e cria plataforma para sugestão de até 3 presentes;
  • Amigo Secreto 22: iOS e Android, programa mais complexo e completo que exige que todos usuários baixem a plataforma. Permite certas personalizações no sorteio, como escolher exceções;
  • Amigo Oculto SMS: Android, voltado a simplificar a brincadeira. Uma só pessoa gerencia e os participantes recebem SMS com seu amigo sorteado. Não permite personalizações, nem sugestão de presentes. Sorteio feito somente com número de telefone do usuário;
  • Secret Santa Generator: iOS, mesma proposta do Amigo Oculto SMS, mas para iOS. Pede que somente o gerente da brincadeira baixe o app e permite personalização da mensagem enviada aos usuários. Plataforma em inglês;
  • Secret Santa SMS: Android, plataforma semelhante ao Amigo Oculto SMS;
  • Amigo Secreto: iOS e Android; app mais completo. Permite combinar presentes, enviar sugestões, fazer sorteio e até mesmo sugerir lugares para a comemoração tudo em uma só plataforma. Contudo, exige que usuários sejam mais competentes com tecnologia.
Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.