Publicidade

Algoritmo do "Para Você" do TikTok está prestes a sofrer grande mudança

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Dezembro de 2021 às 09h14

Link copiado!

Reprodução/Tenable
Reprodução/Tenable
Tudo sobre TikTok

O TikTok fará mudanças no seu algoritmo de recomendação para oferecer conteúdos mais variados na seção "Para você". A rede social pretende aprimorar a qualidade do sistema para reduzir a quantidade de vídeos parecidos que começam a surgir na sua timeline quando você assiste sobre algo.

Embora essa tática tenha sido bastante eficaz para consolidação do TikTok, muita gente se sente incomodada com a quantidade de vídeos idênticos que pipocam na tela. Se você assistir a um conteúdo sobre "como fazer bolo cenoura", por exemplo, é bem provável ser bombardeado com uma dezena de posts com receitas na sequência. Em algumas circunstâncias, isso acontece mesmo quando você pula o vídeo rapidamente, o que supostamente mostra desinteresse no conteúdo.

O Wall Street Journal fez uma matéria no qual mostra que o algoritmo do TikTok tende a repetir as mesmas temáticas para o usuário:

Continua após a publicidade

O objetivo da plataforma é evitar que as pessoas fiquem presas a conteúdos nocivos, como brigas, separações, dietas extremas ou pessoas chorando. Dessa forma, o usuário teria acesso a uma variedade maior de temas, sem precisar ficar preso no círculo de negatividade.

A plataforma vai aprimorar o sistema para entregar ao usuário a possibilidade de bloquear vídeos com determinadas palavras-chave ou hashtags no feed. Assim, se você não se sente bem com vídeos de desafios, basta adicionar o termo a essa listagem e não terá mais a recomendação pelo algoritmo.

TikTok cheio de novidades

Continua após a publicidade

A quinta-feira (16) parece estar bem movimentada nos escritórios da Byte Dance, dona do TikTok, afinal esta é a terceira vez que a rede social está sob os holofotes apenas hoje. Primeiramente, a plataforma foi notícia após colocar no ar rapidamente um site voltado para quem deseja fazer transmissões ao vivo diretamente no PC, em formato parecido com a Twitch e o Facebook Gaming.

Depois, um post oficial confirmou a chegada de vários recursos para os criadores de conteúdo em vídeo da plataforma. Foi adicionado suporte a conteúdos em Full HD, inserção de GIFs como plano de fundo, efeitos de voz e um botão que melhora iluminação, cores e contraste das imagens.

Fonte: TikTok