Airbnb: sistema de avaliações pode estar levando usuários a serem enganados

Por Redação | 19.06.2015 às 11:30

O Airbnb é um serviço realmente interessante para viajantes que desejam economizar com hospedagem ou então viver experiências diferentes. O serviço permite que os usuários aluguem toda sua casa ou parte dela para pessoas que estão visitando a sua cidade. No final das contas, todos saem ganhando, pois os turistas acabam gastando menos do que em um hotel e o anfitrião consegue um dinheirinho extra pelo aluguel.

Às vezes o serviço dá errado e acabamos ouvindo algumas histórias muito inusitadas sobre hóspedes que não souberam se comportar – como no caso da casa alugada que foi quase destruída em uma orgia regada a muita droga. Mas é possível afirmar que essa não é uma regra. Na verdade, esse tipo de situação é rara no Airbnb; inclusive porque o serviço possui um seguro para cobrir qualquer eventual dano causado por inquilinos durante a locação de uma casa.

Porém, existe um grande problema que está afetando diariamente os usuários do Airbnb: o sistema de avaliações do site. Antes de tudo, é preciso entender que o Airbnb é um mercado de duas vias: usuários alugam um lugar para se hospedar usando o site, enquanto os anfitriões usam a plataforma para encontrar os inquilinos temporários. No final de cada estadia, ambos os participantes do negócio têm a oportunidade de deixar sua avaliação em relação ao outro. Mas o problema é que esses comentários não são anônimos e isso está fazendo com que as pessoas sintam a pressão de publicar comentários positivos.

Se você tiver uma estadia insatisfatória em uma propriedade cadastrada no Airbnb e deixar um comentário que reflita exatamente a sua experiência, seu nome estará ligado ao seu review negativo do lugar para sempre. Isso pode dissuadi-lo de ser honesto, pois futuros anfitriões que visualizarem seus comentários negativos podem ficar relutantes em alugar seu imóvel para você, temendo que você também deixe um comentário ruim sobre ele.

É claro que isso não deveria ser um problema, afinal, se o lugar é ruim ou a propaganda foi enganosa, você precisa mesmo avisar os demais usuários do app para que não caiam em uma cilada. Mas, se você é um usuário do Airbnb, tente lembrar a última vez que decidiu alugar um local onde havia um comentário negativo a seu respeito. O Airbnb praticamente não tem nenhum comentário negativo sobre as propriedades cadastradas – e não é possível que todas sejam tão boas quanto os comentários fazem parecer.

Molly Mulshine, editora do site Business Insider, relatou uma recente experiência negativa com o Airbnb para ilustrar o quão ilusório os comentários da plataforma podem ser. Ela conta que viajou para a Califórnia com sua família e optou por alugar temporariamente um apartamento de dois quartos. O imóvel foi escolhido pela sua localização e também pelos elogios postados no aplicativo.

"O lugar é perfeito", "Nós amamos", "O apartamento é exatamente como descrito: limpo, confortável e possui uma ótima localização", "O apartamento é espaçoso e cheio de luz", entre outros. Perfeito, não? Na verdade, não. Molly conta que chegou ao local e se deparou com um apartamento escuro, abafado, confuso e nada acolhedor – bem diferente das fotos postadas no Airbnb. "Ele cheirava a mofo, como se ninguém abrisse a janela há dias", conta.

Na hora de deixar a sua avaliação sobre o local, ela também lembrou que seu nome, foto e link para o perfil ficariam vinculados à mensagem e, assim como os outros colaboradores, ela gostaria de parecer simpática e agradável para a comunidade do Airbnb. Afinal, a possibilidade de ser aprovada por futuros anfitriões dependia disso. No final das contas, a jornalista optou por fazer um comentário mais "light", dizendo apenas que o apartamento estava um pouco bagunçado.

Em contato com o Airbnb, o Business Insider questionou se a empresa já pensou em adotar o anonimato no seu sistema de avaliação. De acordo com um porta-voz, existe, sim, certo anonimato no processo. Quando o anfitrião e seu hóspede estão escrevendo suas opiniões a respeito do negócio que concluíram, nenhum dos dois pode ver o comentário do outro até que ambos concluam a avaliação. Ou seja, se o seu anfitrião ver um review negativo escrito por você sobre seu apartamento, ele não pode escrever uma mensagem vingativa para "queimar seu filme".

Além disso, os usuários podem enviar mensagens diretamente para seus anfitriões após sua estadia para dizer o que precisa ser melhorado em seu imóvel. Mas essa informação não fica visível para os demais usuários da plataforma, o que permite ao anfitrião melhorar os pontos citados antes de disponibilizar novamente o local para aluguel. Sobre o anonimato nas avaliações, o porta-voz foi claro: "A resposta curta é que nós acreditamos que não há lugar para o anonimato no Airbnb".

E você, já teve alguma experiência parecida com o Airbnb?

Fonte: Business Insider