Agora você pode deixar de ver anúncios no Google de produtos que já comprou
Por Patricia Gnipper | 25 de Janeiro de 2018 às 14h49
Sabe quando você acessa uma loja virtual e, de repente, começa a ver anúncios no Google justamente com produtos que você abriu na tal loja? Isso acontece porque os algoritmos entendem que você se interessou por aquela compra, direcionado a publicidade de maneira personalizada a cada usuário. Mas uma consequência disso é justamente acabar vendo anúncios daquilo que você acabou de comprar, o que não é lá muito eficiente comercialmente falando.
Mas, a partir de agora, o app do Google ficou mais inteligente nesse quesito. A ferramenta agora tem um dashboard único para que o usuário controle os anúncios que serão exibidos. As opções anteriormente existentes para esse controle agora fazem parte de uma só tela em "Minha Conta", facilitando a vida de todo mundo.
E novas funções nas Configurações de Anúncios chegam com a atualização. Ao selecionar "Remover esse anúncio", é possível dizer que aquele anúncio você não deseja mais visualizar. Por exemplo, quando visitar um e-commerce de sapatos em busca de novos chinelos, mas acaba desistindo da compra, "o site que visitou pode mostrar anúncios que o inventive a voltar e comprar aqueles chinelos", conforme explica a Google, "mas se você não está mais procurando chinelos, então não precisa de um lembrete sobre eles". O mesmo vale para os produtos que você já comprou e, logo, não deseja comprar a mesma coisa pela segunda vez.
O recurso foi atualizado de duas maneiras importantes. A ferramenta agora reconhece o feedback do usuário independentemente de qual dispositivo estiver usando, desde que conectado à sua conta Google. Isso significa que, quando ocultar o anúncio de uma loja no smartphone, ele não será exibido novamente no desktop. A outra mudança é que a ferramenta "Remover esse anúncio" foi expandida para mais lugares durante a navegação, dando mais controle ao usuário sobre que publicidades ele realmente deseja ver.
Nos próximos meses, a gigante promete levar a novidade também para controlar anúncios no YouTube, bem como na ferramenta de busca e no Gmail.
Fonte: Google