Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Agora é possível usar o Terminal do Windows com padrão

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Outubro de 2021 às 18h04

Link copiado!

(Imagem: Divulgação/Microsoft)
(Imagem: Divulgação/Microsoft)
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (20) a chegada do Windows Terminal Preview 1.12 com a possibilidade de usá-lo como emulador de terminal padrão. Por enquanto, a novidade só está disponível no Windows 11 Insider Dev Channel, mas é uma questão de tempo até o “agregador de terminais" expandido para a versão estável.

Quando o usuário define o Terminal do Windows como o padrão, todo aplicativo de linha de comando passa a ser executado diretamente no programa. A nova versão traz uma correção que permite a correspondência apropriada do executável com o seu perfil no terminal: ao abrir o Prompt de Comando, por exemplo, a opção vai carregar as suas configurações, em vez de executar uma versão padrão do CMD.

Continua após a publicidade

Outra novidade é a possibilidade de configurar o Terminal do Windows para restaurar guias e painéis anteriores após a reinicialização. Esse recurso não é nativo e precisa ser habilitado com firstWindowPreference e definido como persistedWindowLayout nas configurações globais do arquivo settings.json ou nas configurações da página de inicialização.

No aspecto visual, a solução agora tem suporte à transparência total ou variações por meio do console original — é possível controlar a transparência da janela com o comando Ctrl + Shift + Scroll. Uma melhoria do Windows Console Host entrega o texto opaco com o fundo transparente, o que permite a leitura do prompt do terminal sem perder o contraste.

Outras melhorias e correções

Continua após a publicidade

Além destes destaques, a Microsoft também anunciou outros aprimoramentos para o Terminal:

  • Seleção do texto impresso em buffer com o teclado
  • Perfis para Visual Studio Developer Command Prompt (VS2017 +) e Visual Studio Developer PowerShell (VS2019.2 +) gerados automaticamente
  • As janelas de terminal elevadas passam a exibir um ícone de escudo à esquerda das guias para torná-la mais distinguível
  • É possível ativar a configuração de perfil "AdjustIndistinguishableColors" para ajustar a cor do primeiro plano para torná-la mais visível, com base na cor do plano de fundo
  • Agora você pode selecionar e interagir com subárvores de painéis
  • Ao dividir um novo painel, o SplitState agora aceita modificadores direcionais
  • O menu do sistema pode ser aberto com o atalho Alt + Espaço e usa a nova ação openSystemMenu.

Os desenvolvedores também corrigiram bugs relacionados ao uso dos controles de toque e coordenadas do mouse, que são fixas quando a janela de exibição é rolada para todos os eventos. O terminal agora passa a focar na nova guia imediatamente após a seleção, mesmo na execução de várias ações. Por fim, a Microsoft corrigiu, ainda, a navegação pelo foco do painel sem a necessidade de diminuir o zoom.

Quem quiser, pode baixar a versão estável do Terminal diretamente na Microsoft Store ou experimentar o preview, mais completo e com todas essas novidades anunciadas.

Continua após a publicidade

Fonte: Microsoft