Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Adobe Premiere vai usar IA para editar vídeos para redes sociais

Por| 16 de Setembro de 2019 às 10h54

Link copiado!

Adobe Premiere vai usar IA para editar vídeos para redes sociais
Adobe Premiere vai usar IA para editar vídeos para redes sociais

A Adobe apresentou o Auto Reframe, uma ferramenta para o Premiere Pro que vai permitir o corte automático de vídeo para diferentes aspectos e formatos utilizados, principalmente, nas redes sociais. A ideia é facilitar o trabalho de publicação dos conteúdos em diferentes plataformas, sem que seja preciso realizar adaptações específicas para cada uma delas.

Essa necessidade se deve ao fato de que, ao adaptar um clipe de um formato tradicional de TV, o chamado 16:9, para a visão vertical usada nos Stories do Instagram, por exemplo, não basta apenas aplicar um corte, uma vez que o vídeo, originalmente, foi pensado para ser visto na horizontal. É aí que entra em ação a tecnologia de inteligência artificial da Adobe, a Sensei, que será capaz de detectar os focos de movimento em uma imagem.

A partir disso, e também de configurações feitas pelo usuário e que indicam, por exemplo, a presença ou necessidade de câmeras lentas e acelerações para que um vídeo caiba dentro de um determinado tempo, o trabalho automatizado acontece. O Adobe Premiere Pro passa a ser capaz de identificar os pontos de interesse em um vídeo e realizará os cortes de acordo com isso, entregando diferentes formatos que podem ser selecionados pelo usuário antes da exportação.

Continua após a publicidade

Tudo acontece com poucos cliques, bastando adicionar o Auto Reframe, que aparece no menu do Premiere como um efeito de vídeo, à linha do tempo de um vídeo que está sendo editado. Ajustes finos também podem ser realizados, com um reposicionamento do corte ou velocidades diferentes, por exemplo. Na hora de exportar, o software também fará os ajustes necessários em termos de qualidade, contagem de frames e aspecto de tela, para gerar um arquivo otimizado que tenha o tamanho ideal para upload e também respeite os padrões utilizados para cada plataforma de rede social.

A tecnologia foi exibida durante a International Broadcasting Convention, uma feira de mídia que aconteceu neste final de semana em Amsterdã, na Holanda, e contou com a presença de grandes estúdios de cinema, desenvolvedores de software e empresas de mídia. De acordo com a Adobe, a novidade ainda não está disponível aos usuários, mas deve aparecer em uma atualização do Premiere Pro a ser liberada no final do ano.

Além disso, existem planos de inclusão do recurso em outros softwares que fazem parte da suíte Creative Cloud, voltada para soluções de edição de vídeos, imagens e trabalhos criativos. A empresa não disse em quais produtos ela vai aparecer, nem quando, mas a ideia mais direta é de aplicação no Premiere Rush CC, o software mobile e gratuito da empresa que é voltado para os criadores de conteúdo para o YouTube e que já possui ferramentas voltadas para a otimização de vídeos para redes sociais.

Fonte: Adobe (YouTube)