Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Adobe apresenta novas ferramentas de realidade mista e interação com iPad

Por| 13 de Agosto de 2019 às 14h38

Link copiado!

Captura/YouTube
Captura/YouTube
Tudo sobre Adobe

A Adobe está investindo em novas ferramentas para designers. A companhia apresentou dois programas inéditos para seu catálogo com propostas em realidade mista, além de ideias para integração com Photoshop para iPad.

A empresa está trabalhando em um projeto chamado Glasswing no qual ela investe em iniciativas sobre realidade mista e outras ideias voltadas para apps futuros da companhia. O objetivo é fazer com usuários possam interagir com objetos 3D, criados por designers em sua plataforma.

A grande novidade destas plataformas, na verdade, é como elas se interagem por serviços em nuvem. Segundo o chefe de tecnologia da Adobe, Abhay Parasnis, os aplicativos podem parecer salvos localmente, mas todas mudanças são feitas em nuvem.

Continua após a publicidade

Isso permite que uma ligação entre os programas e um aprimoramento de produção principalmente no Photoshop do iPad. Em apresentação para o The Verge, ele mostrou uma criação dentro de um programa chamado Fresco. Trata-se de uma plataforma de vetorização de pinceladas com foco no tablet da Apple. Ao criar uma imagem, ele consegue salvá-la e abri-la direto no Photoshop ainda vetorizada.

Novidades em apps

O Fresco é a primeira nova proposta de programa para transformar o iPad em uma tela de pintura, semelhante a tablets de desenho profissionais. A Adobe quer permitir que usuários tenham representações fiéis de como seria fazer alguns determinados traços digitalmente o mais próximo possível do real.

Continua após a publicidade

Em uma demonstração, é possível ver a imitação de pincéis de tinta a água e óleo, extremamente difíceis de reproduzir digitalmente. Segundo o chefe de tecnologia, isso é possível em tablets por conta do sistema de inteligência artificial da Adobe. O desafio era fazer com a plataforma funcionasse de forma sustentável, sem tomar toda bateria e potência do tablet.

A segunda ideia da Adobe, contudo, é voltada especificamente para realidade aumentada. Chamado de Aero, o programa é uma conjunto de ferramentas para criação de experiência imersivas.

Com ele, é possível que um designer crie um objeto ou ambiente 3D, dentro do qual um usuário pode navegar usando a câmera de um aparelho compatível. Mais uma vez, a proposta de nuvem funciona aqui, já que tais peças são criadas via outros apps (Photoshop, Illustrator e mais) e vista pelo usuário.

Continua após a publicidade

O programa foi criado para ser compatível com a tecnologia de arquivos em realidade aumentada da Apple e Pixar. Portanto, atualmente é limitada ao iOS para visualização. Mas é compatível com ferramentas de modelagem 3D, como Unity e outros.

A proposta ainda está em fases de testes, sendo que os interessados podem se inscrever para acesso antecipado no site da Adobe.

Fonte: The Verge