Adobe apresenta novas ferramentas de realidade mista e interação com iPad

Adobe apresenta novas ferramentas de realidade mista e interação com iPad

Por Wagner Wakka | 13 de Agosto de 2019 às 14h38
Captura/YouTube

A Adobe está investindo em novas ferramentas para designers. A companhia apresentou dois programas inéditos para seu catálogo com propostas em realidade mista, além de ideias para integração com Photoshop para iPad.

A empresa está trabalhando em um projeto chamado Glasswing no qual ela investe em iniciativas sobre realidade mista e outras ideias voltadas para apps futuros da companhia. O objetivo é fazer com usuários possam interagir com objetos 3D, criados por designers em sua plataforma.

A grande novidade destas plataformas, na verdade, é como elas se interagem por serviços em nuvem. Segundo o chefe de tecnologia da Adobe, Abhay Parasnis, os aplicativos podem parecer salvos localmente, mas todas mudanças são feitas em nuvem.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Isso permite que uma ligação entre os programas e um aprimoramento de produção principalmente no Photoshop do iPad. Em apresentação para o The Verge, ele mostrou uma criação dentro de um programa chamado Fresco. Trata-se de uma plataforma de vetorização de pinceladas com foco no tablet da Apple. Ao criar uma imagem, ele consegue salvá-la e abri-la direto no Photoshop ainda vetorizada.

Novidades em apps

O Fresco é a primeira nova proposta de programa para transformar o iPad em uma tela de pintura, semelhante a tablets de desenho profissionais. A Adobe quer permitir que usuários tenham representações fiéis de como seria fazer alguns determinados traços digitalmente o mais próximo possível do real.

Em uma demonstração, é possível ver a imitação de pincéis de tinta a água e óleo, extremamente difíceis de reproduzir digitalmente. Segundo o chefe de tecnologia, isso é possível em tablets por conta do sistema de inteligência artificial da Adobe. O desafio era fazer com a plataforma funcionasse de forma sustentável, sem tomar toda bateria e potência do tablet.

A segunda ideia da Adobe, contudo, é voltada especificamente para realidade aumentada. Chamado de Aero, o programa é uma conjunto de ferramentas para criação de experiência imersivas.

Com ele, é possível que um designer crie um objeto ou ambiente 3D, dentro do qual um usuário pode navegar usando a câmera de um aparelho compatível. Mais uma vez, a proposta de nuvem funciona aqui, já que tais peças são criadas via outros apps (Photoshop, Illustrator e mais) e vista pelo usuário.

O programa foi criado para ser compatível com a tecnologia de arquivos em realidade aumentada da Apple e Pixar. Portanto, atualmente é limitada ao iOS para visualização. Mas é compatível com ferramentas de modelagem 3D, como Unity e outros.

A proposta ainda está em fases de testes, sendo que os interessados podem se inscrever para acesso antecipado no site da Adobe.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.