WhatsApp: usuários recebem história falsa de que o aplicativo passará a ser pago

Por Redação | 04.09.2012 às 15:55 - atualizado em 04.09.2012 às 16:18

Desde o começo desta semana, os usuários do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp começaram a receber uma mensagem falsa, que dizia que as mensagens enviadas através da aplicação passarão a ser cobradas pelo serviço a partir do próximo final de semana, gerando muita dúvida e confusão.

"Entre sexta e sábado que vem, o WhatsApp começa a ser cobrado a não ser que você use com frequência. Se tiver pelo menos 10 contatos, encaminhe esta mensagem e logo ela ficará vermelha indicando o uso frequente", afirma a mensagem que está circulando entre os usuários.

Hoax

O serviço não passa pelas operadoras para enviar as mensagens, portanto, não poderia cobrar por elas

Previsível pra uns, mas uma incógnita para outros. Segundo o Blog do iPhone, esse hoax (história falsa recebida pela internet) já circula na rede em inglês desde o começo do ano e alguém decidiu traduzi-la para o português. A falsa informação se espalhou rapidamente já que muitas pessoas costumam repassar conteúdos sem ler atentamente.

O WhatsApp é conhecido como um serviço de SMS, mas ele não passa pelas operadoras de telefonia móvel para enviar as mensagens, portanto, ele não poderia cobrar pelo envio de novos recados. O boato também se espalhou, pois qualquer um que possui seu número de telefone pode lhe enviar uma mensagem através do aplicativo.