WhatsApp para iOS ganha botão de chamadas, mas não é o que você espera

Por Redação | 05 de Fevereiro de 2015 às 14h41

Muita gente levou um susto na manhã desta quinta-feira (05) quando, ao abrir o WhatsApp, percebeu que o aplicativo no iOS agora trazia o ícone de um telefone ao lado da foto do contato, na janela de conversa. A primeira ideia, claro, é de que o mítico recurso de chamadas via internet havia sido finalmente implementado no software, mas infelizmente, parece que não vai ser dessa vez.

O que não significa, claro, que a função não esteja chegando. Após liberá-la em caráter de testes para alguns usuários do smartphone Nexus 5, o Facebook parece estar mais próximo de implementar a funcionalidade de maneira geral, para todos os usuários. Quem clicar no ícone, por enquanto, vai perceber que ele serve apenas como um atalho para as chamadas tradicionais do aparelho.

WhatsApp ligações sqn

Ao que parece, a ideia aqui é preparar o terreno para as prometidas ligações, que ainda não têm data para chegar. Há um ano, a empresa já havia prometido que esse recurso seria implementado e, enquanto concorrentes como o Viber já possuem isso operando há algum tempo, o WhatsApp ainda permanece ligado ao passado, com a possibilidade apenas de realizar gravações de voz.

A atualização, além de adicionar o crítico atalho, também trouxe novidades na pré-visualização de imagens. Agora, ao clicar no ícone de uma câmera fotográfica na janela de mensagens, o usuário não apenas ativa o recurso como enxerga as fotografias recém-tiradas, facilitando o envio, por exemplo, de screenshots ou imagens produzidas recentemente.

A mudança vem para resolver um sério problema de usabilidade, que vinha incomodando alguns usuários. Na hora de enviar imagens, as pessoas estavam clicando direto no ícone da câmera, o que não possibilitava o compartilhamento de fotos já tiradas, que tinham uma segunda opção, dedicada. Tudo muda agora e a ação se tornou muito mais simples.

Além disso, o update permite agora que os usuários modifiquem a fonte das mensagens e chats, como uma forma adicional de personalização do serviço.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!