WhatsApp não tem planos de disponibilizar API para desenvolvedores

Por Redação | 26 de Março de 2015 às 09h50

Durante a conferência de desenvolvedores F8, em São Francisco, que aconteceu nesta quarta-feira (25), Brian Acton, cofundador do WhatsApp; Mike Krieger, cofundador do Instagram; e David Marcus, vice-presidente do Facebook Messenger, estavam reunidos para discutir alguns temas e responder perguntas dos entrevistadores. Mas, como de costume, muitos dos entrevistadores são contidos e muitas vezes não fazem as perguntas que o público espera. Assim, os melhores questionamentos acabaram ficando para a plateia.

Um engenheiro de software presente no local questionou Acton sobre os planos do WhatsApp lançar uma API própria para os desenvolvedores. Desta forma eles poderiam desenvolver oficialmente produtos compatíveis com o mensageiro.

"Estamos desesperados para nos comunicar com nossos membros, onde o WhatsApp seria uma plataforma maravilhosa. Somos bons desenvolvedores", disse o engenheiro.

Acton rebateu o comentário dizendo que o mensageiro adquirido pelo Facebook não tinha planos para disponibilizar uma API aberta para os desenvolvedores. "Nós não queremos inundar os usuários com mensagens que eles não querem", explicou Acton. "Estou muito compreensivo com sua causa. Eu recebo e-mails todos os dias de pessoas que querem gerir seus negócios usando o WhatsApp como espinha dorsal para a comunicação, mas estamos pensando na experiência do usuário", concluiu.

Vale a pena lembrar que o WhatsApp é apenas mais uma das diversas outras empresas que ao longo da história mantiveram seus códigos fechados para o desenvolvimento externo. O serviço de mensagens, que hoje já conta com mais de 700 milhões de usuários ativos em todo mundo, certamente seria uma excelente ferramenta de comunicação empresarial. Mas, assim como afirmou o cofundador da empresa, o serviço parece ter um compromisso fiel com seus usuários para não contaminar a boa experiência de uso que o fez um sucesso mundial.

Via Mashable

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.