WhatsApp é o serviço de mensagens instantâneas mais usado no Brasil

Por Redação

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais usado no Brasil, segundo um novo levantamento da empresa de pesquisas OnDevice. Batizado de "Guerra de Messengers – Como o Facebook perdeu a liderança”, o estudo constatou que o Facebook Messenger perdeu espaço no mercado de mensagens instantâneas, estando apenas em 49% dos smartphones brasileiros. O concorrente, por outro lado, está em 72% dos aparelhos. Saiu no G1.

O relatório ouviu quase 3.800 usuários de aparelhos inteligentes que rodam os sistemas operacionais Android e iOS nos seguintes países: Brasil, Estados Unidos, África do Sul, Indonésia e China. Destes, apenas nos Estados Unidos o Facebook Messenger é o aplicativo para usado (46%), contra 35% do WhatsApp e 24% do Twitter. Na África do Sul, o WhatsApp também é líder (68% contra 47% do Messenger). O BBM, aplicativo da BlackBerry que chegou recentemente ao Android e iOS, domina 34% do mercado sul africano.

Na indonésia o WhatsApp também é o app de mensagens mais usado nos dispositivos móveis (43%), seguido pelo BBM (37%) e pelo lINE (36%). Já na China, onde o uso do Facebook é proibido pelo governo, quem lidera é o WeChat, presente em 93% dos smartphones, enquanto o microblog Sina Weibo é usado em 46% dos aparelhos.

Além do WhatsApp e do Facebook Messenger, os brasileiros também optam por outros aplicativos – 88% da população usa essas ferramentas todos os dias, sendo que 67% dizem enviar e receber mensagens mais de dez vezes por dia. O Skype, por exemplo, é o terceiro serviço de mensagens mais usado no país, presente em 30% dos tablets e smartphones.

É importante lembrar que os números da pesquisa são sobrepostos, já que os usuários podem ter mais de um aplicativo de mensagens instalado em seus aparelhos. No Brasil, a média por dispositivo móvel é de 2,6 apps baixados, enquanto na Indonésia e na África do Sul essa média chega a 4,2 e 4,1, respectivamente.