WhatsApp atinge marca de 400 milhões de usuários por dia, o mais usado no mundo

Por Redação | 22 de Dezembro de 2013 às 20h41
photo_camera Redmond Pie

O WhatsApp, aplicativo de troca de mensagens gratuitas entre diversas plataformas, atingiu neste mês de dezembro a marca de 400 milhões de usuários ativos. De acordo com os criadores, só nos últimos 4 meses o serviço ganhou mais de 100 milhões de utilizadores frequentes, apesar da forte concorrência de outros serviços como o Viber, iMessage, Line, entre outros.

O aplicativo foi lançado em 2009, e rapidamente ganhou popularidade por ser uma alternativa mais barata aos planos abusivos das operadoras de celular para SMS. Atualmente, permite a troca de mensagens, imagens, voz e vídeo entre os usuários, e está disponível para Android, iOS, Windows Phone, BlackBerry e alguns celulares Nokia que rodam o sistema operacional Asha. Sua receita vem através da cobrança de 1 dólar por ano de cada usuário.

Segundo informações do site AllThingsD, todos os dias, são trocadas 16 bilhões de mensagens e por volta de 500 milhões de imagens através do serviço. Para efeito de comparação, o SnapChat, aplicativo que destrói as imagens enviadas segundos depois de visualizadas pelo destinatário, contabiliza cerca de 400 milhões de mensagens diárias.

Como se os números atuais não bastassem, o WhatsApp vem crescendo a uma velocidade incrível, ganhando cerca de 25 milhões de novos usuários a cada mês. Algumas pesquisas apontam que este é o serviço de troca de mensagens mais popular do mundo e que está bem à frente do gigantesco Facebook. Uma delas, divulgada pelo site PC World, revelou que 44% dos usuários de smartphones preferem o WhatsApp, enquanto apenas 35% usam o Facebook Messenger.

O serviço, inclusive, já deixou o Twitter para trás, pois em julho ultrapassou a marca de 200 milhões de usuários – e tudo isso sem gastar um centavo com publicidade, segundo os fundadores.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.