Vine lança contador de visualizações para medir popularidade dos vídeos

Por Redação | 02 de Julho de 2014 às 12h00
photo_camera Divulgação

Se o Facebook tem os "likes" ("curtir"), o Twitter os retuítes e o Pinterest os "pins", nada mais justo o Vine vir com a própria ferramenta de medição de popularidade de suas postagens. E foi isso o que a rede social de vídeos curtos fez. Desde a última terça-feira (2), as versões de computador e dispositivos móveis do aplicativo ganharam uma função que permite visualizar quantas vezes um clipe foi assistido.

Mike Kaplinskiy, chefe programação do Vine, explica no blog oficial do serviço que a novidade recebeu o nome de "loop counts" ("contagem de loop", na tradução livre). O contador possui um sistema inteligente que contabiliza os loops de acordo com o número de pessoas que assistiram determinado vídeo, seja pelo navegador do PC, app em um tablet ou smartphone, ou ainda através do código de incorporação daquele vídeo em blogs e outros sites da internet.

"Agora há uma nova maneira mais rápida para você saber o quão popular e interessante um canal do Vine pode ser - com base em quantas vezes as pessoas assistem a um vídeo. Os números de loop, que você pode visualizar nos apps do Vine em dispositivos móveis e no site vine.co, atualizam em tempo real, de modo que você saberá quando outras pessoas estão vendo o vídeo ao mesmo tempo que você", diz Kaplinskiy.

Por enquanto, os loops estão disponíveis em todas as versões do Vine, com exceção do Windows Phone - ainda deve demorar alguns dias até o recurso ser liberado para a plataforma da Microsoft. Além do contador de visualizações, o Vine também anunciou que a página inicial do aplicativo para Android e iOS receberá uma atualização para exibir vídeos em tamanho maior e com uma interface bem mais limpa que a atual.

Comprado pelo Twitter no ano passado, o Vine é um serviço que permite o compartilhamento de vídeos de até seis segundos que se reproduzem repetidamente - o conteúdo pode ser enviado para diversas redes sociais, como Facebook e o próprio Twitter. Ele também possui uma função para enviar vídeos ou mensagens de texto de forma privada, e é bastante popular entre comediantes e canais de humor no YouTube. Atualmente, o app possui uma base de 40 milhões de usuários cadastrados.

O sucesso do Vine foi tanto que desde 2013 ele possui uma categoria no Festival de Cinema de Tribeca, nos Estados Unidos. Os ganhadores são divididos em outras cinco subcategorias ("Animation", "Drama", "Comedy", "Genre" e "Audience Award", nos quais cada uma seleciona apenas um vencedor entre mais de 500 concorrentes de mais de 24 países. Na categoria "Genre", por exemplo, o ganhador deste ano foi o vídeo de um boneco de neve gigante "possuindo" um ser humano.

Aqui também vale fazer uma menção honrosa a Zach King, conhecido como o "mágico do Vine". Claro que ele manda muito bem na edição dos vídeos, mas depois de assistir alguns você com certeza vai se perguntar "como ele fez isso?!". Veja:

Leia também:

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.