Viber libera chamadas gratuitas e ilimitadas para números fixos do Brasil

Por Redação | 25 de Fevereiro de 2014 às 18h49

Você que usa WhatsApp certamente deve ter ficado irritado com as recentes falhas ocorridas no último fim de semana e até mesmo preocupado com o futuro do mensageiro, agora que ele pertence ao Facebook. De olho nessas insatisfações, hoje o mensageiro instantâneo Viber anunciou audaciosos planos para conquistar novos usuários.

Pelas próximas duas semanas será possível fazer ligações gratuitas e sem limite de tempo para números de telefone fixo espalhados pelo Brasil através do serviço Viber Out, recurso que fora desta ação promocional seria pago.

Viber

Esse período inicial funcionará como teste. Se o fluxo de mensagens de texto trocadas através do serviço subir ao menos 25% em sete dias, a promoção das ligações gratuitas poderá ser prorrogada por tempo indeterminado. Caso contrário, o fim de semana após o Carnaval marcará o fim da gratuidade.

De acordo com o próprio Viber, desde que foi anunciada a venda do WhatsApp para o Facebook, o número de downloads do aplicativo cresceu 1000% e o número de mensagens trocadas no Brasil aumentou em 400%. Ao todo, mais de 600 mil usuários se cadastraram no serviço, principalmente no último sábado.

Luiz Felipe Barros é o Country Manager do Viber no Brasil e, segundo ele, a instabilidade aumentou a "incerteza do público" sobre o futuro do WhatsApp e o fez procurar alternativas. Ele diz ainda que o Facebook é conhecido por nos mostrar muita publicidade e, apesar de prometer continuar não exibindo anúncios no WhatsApp, "eles nunca falaram em não entregar os dados dos usuários aos anunciantes".

Porém, assim como o serviço rival, o Viber também foi vendido recentemente para uma empresa de comércio eletrônico japonesa chamada Rakuten. Ainda segundo Barros, o acordo foi fechado em 900 milhões de dólares e não deve interferir na independência da plataforma de comunicação que alega não armazenar as conversas dos usuários.

O Viber está disponível para Windows, Mac, Android, iOS, Windows Phone, BlackBerry, Samsung Bada e Symbian no site oficial.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.