Viber lança recurso de grupos abertos

Por Redação | 18 de Novembro de 2014 às 17h42

O aplicativo de mensagens Viber lançou nesta terça-feira (18) uma opção para grupos abertos. Em um primeiro momento, o recurso estará disponível apenas para empresas parceiras do serviço e em plataformas móveis do iOS e Android. Em breve, todos os usuários do Viber vão poder criar os próprios grupos nos tablets, smartphones e desktops.

Os grupos abertos são conversas nas quais personalidades, marcas e produtores de conteúdo trocam mensagens com acompanhamento simultâneo dos usuários do serviço, que podem seguir esses grupos e interagir com textos, fotos, vídeos, stickers e links - desde que a pessoa se torne membro oficial do grupo. A ferramenta vai permitir encontrar, compartilhar e acompanhar conversas de outras pessoas pelo aplicativo.

Para facilitar a divulgação da novidade, cada grupo terá uma URL própria, além do serviço adicionar uma opção de compartilhamento dos grupos em redes sociais e páginas da web. Qualquer usuário poderá visualizar um determinado grupo, mas quem vai definir se ele poderá ser membro daquela comunidade é o seu criador.

Segundo o diretor geral do Viber no Brasil, Luiz Felipe Barros o serviço está se tornando uma plataforma social, uma vez que os maiores concorrentes do programa são as próprias redes sociais, e não os aplicativos de mensagens instantâneas, que segundo Barros estão crescendo por preservarem a liberdade do usuário de escolher seus conteúdos.

Barros acredita na inovação como ferramenta para o desenvolvimento de mensageiros instantâneos, e o Viber segue essa tendência pensando numa produção de conteúdo direcionada que permite a cada usuário seguir aquilo que é mais relevante para ele, sem deixar de lado a importância de alternativas de mercad. Neste sentido, a ideia é permitir que o serviço dê espaço para a criação de soluções de Segunda Tela, Real-Time Marketing e viralização de conteúdos.

“Os grupos abertos do Viber são a ponte entre o público e o conteúdo que é realmente relevante para ele. Os usuários do Viber encontrarão facilmente grupos sobre os assuntos que eles quiserem seguir e os donos dos grupos terão uma ferramenta incrível para gerar e produzir conteúdo em tempo real”, afirmou Barros.

Para atender marcas populares e experiência em segunda tela, o Viber também adicionou as chamadas Hotlines, voltadas para empresas parceiras. “As Hotlines atendem uma demanda das marcas que querem interagir com o público em tempo real. Em vez de ficarem reféns de aplicativos que não dão nenhum suporte, o Viber pode criar números customizados e permite que as marcas recebam essas mensagens não apenas no celular, mas também em quantos computadores simultâneos ela quiser, facilitando a gestão desse conteúdo”, explica Barros.

O lançamento dos Grupos Abertos foi feito a partir da união do Viber com mais de 40 parceiros, entre eles a rádio Mix FM, o blog Não Salvo, canais como Esporte Interativo, History Channel e Mix TV, além de bandas como Sepultura, O Rappa, Malta, Jota Quest, Monobloco e Anitta.

Para disseminar os grupos abertos na rede, a página inicial do Grupos Abertos do Viber terá aqueles mais populares para que os usuários possam encontrá-los com mais facilidade, mas o acesso ainda será possível por meio de uma pesquisa no serviço e diretamente pela URL.

Os usuários que quiserem ter acesso ao novo recurso precisam apenas atualizar o Viber.

Fonte: http://idgnow.com.br/blog/circuito/2014/11/18/enfim-viber-lanca-os-grupos-abertos/

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!