Universitário cria aplicativo para ajudar a detectar o câncer de mama

Por Redação | 19.07.2013 às 17:30

Sanjay Sreekumar, estudante da escola de Ciências e Engenharia da Universidade Nacional da Austrália, em Camberra, desenvolveu um novo aplicativo para dispositivos móveis que promete ajudar mulheres e homens na prevenção e no diagnóstico do câncer de mama. A aplicação foi projetada com exclusividade para a organização de luta contra o câncer The Young Adults Programme (YAP).

O aplicativo, intitulado YapApp, permite que os usuários consigam identificar com antecedência qualquer tipo de irregularidade nas mamas, com o auxílio de medições mensais e alertas para a necessidade de realização de exames periódicos. "Os aplicativos têm um grande potencial no diagnóstico de doenças. Isso não é algo que tem como alvo apenas pessoas específicas. Isso pode afetar a todos, independente da idade e do sexo", afirmou em nota Sreekumar.

Segundo o Think Digit, o YapApp explica o passo-a-passo, em inglês, do auto-exame de mama, que é um dos métodos mais eficazes para a detecção de um tumor. A aplicação, com versões disponíveis para homens e mulheres, fornece alertas mensais para a realização do auto-exame, bem como uma lista com nomes de hospitais baseados na proximidade do usuário, para onde ele poderá se dirigir caso identifique alguma anomalia na mama.

O estudante revelou que continua trabalhando no aplicativo e tem planos de acrescentar gráficos e outros idiomas ao sistema. Por enquanto, ainda não há data para o lançamento da aplicação, mas Sanjay Sreekumar espera que sua criação seja usada em todos os cantos do mundo.