Turistas poderão declarar bagagem antes de desembarcarem no Brasil via app móvel

Por Redação | 18 de Fevereiro de 2013 às 16h50
photo_camera Empresa Verde

Facilidade para o turista que pretende visitar o Brasil: a Receita Federal pretende liberar, ainda em 2013, um aplicativo móvel que permitirá a quem vem do exterior fazer a declaração de sua bagagem diretamente do smartphone ou tablet antes mesmo de desembarcar no país.

Segundo informações do subsecretário de Arrecadação e Atendimento, Carlos Roberto Occaso, à Agência Brasil, o usuário poderá transmitir via rede sem fio informações que serão armazenadas em tempo real na base de dados dos computadores da Receita Federal.

As novidades não param por aí. O aeroporto de Brasília já conta com a possibilidade de pagamento de impostos incidentes sobre o excesso de bagagem de quem vem do exterior com cartão de débito – antes, o turista tinha que ir até um banco para pagar o imposto. E o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e o do Galeão, no Rio de Janeiro, também contarão com este serviço até o final desta semana. A cota para compras no exterior sem a incidência de impostos permanece em US$ 500 para quem volta ao Brasil de avião ou navio.

A Receita disponibilizou o novo manual em seu site oficial para tirar possíveis dúvidas de turistas. E o aplicativo "Viajantes no Exterior" para smartphones e tablets com essas informações já pode ser baixado para os sistemas operacionais Android ou iOS.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.