Truth: envie mensagens anônimas para qualquer um de sua lista de contatos no iOS

Por Redação | 19.08.2014 às 11:35

A onda do anonimato nunca chegou tão forte na web. Ao lado do polêmico Secret, que vem dando o que falar e já foi parar até na justiça no Brasil, um novo aplicativo que coloca mensagens anônimas no topo das premissas permite que usuários enviem mensagens de texto sem revelarem sua identidade. Conheça o Truth (disponível apenas para iOS).

Leia também:

A maior diferença entre o Truth e o Secret é que, em vez de tentar construir uma comunidade repleta de mensagens anônimas, o aplicativo tem como objetivo levar a mensagem diretamente para um destinatário específico, que deve estar entre seus contatos de agenda.

Truth

A interface do programa é a cara do aplicativo padrão de mensagens do iPhone. Portanto, para começar a usar o Truth, não é necessário aprender seus recursos. Ao instalá-lo, você percebe um pouco de cerimônia (leia-se: pop-ups) antes que a coisa comece a funcionar, realmente. Mas basta se registrar (com e-mail e senha) para começar a escrever suas mensagens anônimas.

Aliás, se o aplicativo usa seus contatos e permite que eles também mandem mensagens anônimas para você, por que se cadastrar com e-mail e senha? Ali Saheli, um dos criadores do aplicativo, afirmou ao TechCrunch que estas credenciais estão sendo coletadas para serem usadas futuramente (e sem aviso prévio) na plataforma.

Mas, voltando à funcionalidade do Truth: você pode escolher qualquer contato de sua lista para enviar uma mensagem com sigilo absoluto. As mensagens demoram mais ou menos o mesmo tempo de um SMS para chegar até o destinatário, e começam sempre com a frase "The truth is" (A verdade é, em tradução livre) para inspirar ainda mais o falatório anônimo e as dolorosas verdades que devem ser ditas entre os usuários.

Truth

Se você enviar uma mensagem para alguém que já instalou o Truth, ela irá aparecer no aplicativo da pessoa com uma identidade totalmente anônima. Agora, se o destinatário ainda não tiver instalado o aplicativo, como já é de se esperar, ele irá receber uma mensagem SMS comum com o número de algum telefone aleatório (e inexistente) da área do estado de São Paulo.

Se o remetente estiver incomodando muito com as mensagens anônimas, é possível bloqueá-lo para evitar futuras dores de cabeça.

Verdade seja dita

Aplicativos que garantem o anonimato para incentivar que as pessoas falem umas com as outras podem incentivar ofensas gratuitas, calúnia, difamação e intrigas. Apesar de a maioria dos screenshots do Truth mostrar flertes e paquerinhas inocentes (o que seria um propósito legal e saudável para os usuários), é possível que o app se torne uma fábrica de "verdades" que ninguém quer ouvir. Isso já está cheirando a confusão, mas vale testar o aplicativo e fazer um uso consciente das mensagens sigilosas.