Testamos: chamadas de voz pelo WhatsApp são úteis, mas apresentam instabilidade

Por Joyce Macedo | 25 de Março de 2015 às 18h09
Tudo sobre

WhatsApp

A esperada função de chamadas de voz finalmente começou a ser liberada pelo WhatsApp. Só que ainda existe uma série de ressalvas: a novidade só está disponível para dispositivos Android com o aplicativo na versão 2.11.561 ou superior. Além disso, para ativar o recurso é preciso receber uma ligação de alguém que já possua a funcionalidade ativa em seu smartphone. O assunto está bombando nas redes sociais, mas o fato é que as chamadas realizadas pelo aplicativo ainda estão bem instáveis.

Durante nossos testes, algumas ligações entre dispositivos que estavam conectados à rede Wi-Fi funcionaram muito bem, mas a grande maioria apresentou sinais de instabilidade para pelo menos uma das pessoas – mesmo com ambas conectadas a redes sem fio. Áudio cortado, eco, e delay – falta de sincronia entre o que é dito e o que é ouvido – foram os problemas mais recorrentes.

O teste realizado com conexão 3G apresentou as mesmas características, sem muitas alterações em relação à conexão Wi-Fi, a não ser uma maior percepção maior do eco durante as chamadas. Por se tratar de uma ligação VoIP (voz sobre IP), é importante que o usuário saiba que está sujeito a gastos em seu plano de dados quando estiver fora de uma rede Wi-Fi.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O WhatsApp ainda não oficializou o lançamento do novo recurso, portanto ainda não sabemos detalhes sobre seu funcionamento, incluindo a quantidade de bytes gasta em cada minuto de ligação. Nossos testes apontaram pouco mais de 290 KB por minuto falado.

Chamada de voz WhatsApp

Imagem: Canaltech

Mudanças no aplicativo

A primeira mudança após a ativação do recurso de chamada por voz aparece no visual do WhatsApp: uma terceira coluna intitulada "Ligações" aparece no aplicativo, deixando-o mais "apertado". Por meio dessa nova coluna, é possível ver todo o histórico e duração das chamadas efetuadas e recebidos no app.

Chamada de voz WhatsApp

Imagem: Canaltech

Um pequeno ícone de telefone também aparece na tela de uma conversa, possibilitando a realização da chamada de uma maneira mais prática, com apenas um clique. Vale lembrar que a ligação só será efetuada caso o contato escolhido esteja com a versão atual do WhatsApp instalada em seu Android – a atualização já está disponível na Google Play.

Chamada de voz WhatsApp

Imagem: Canaltech

A lista de contatos também ficou mais prática, pois quando clicamos na foto de um contato ela se expande e oferece em um pop-up a opção de enviar uma mensagem de texto, realizar uma chamada de voz ou obter mais informações.

Se você está com a versão mais recente do WhatsApp instalada em seu Android e ainda não visualiza o recurso de ligação em seu smartphone, peça que algum amigo que já possui o recurso faça uma chamada para você, assim ele será automaticamente ativado. Mas fique atento a golpes relacionados ao assunto. Muitas pessoas se aproveitam da novidade para disseminar malwares para usuários desatentos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.