Tamanho médio dos jogos para iOS aumenta 42% em seis meses

Por Redação | 17 de Outubro de 2012 às 18h10

Alguns usuários de dispositivos móveis equipados com iOS de 8GB e 16GB devem ter notado que a memória do aparelho não comporta mais todos os seus aplicativos. Uma pesquisa realizada pela ABI Research mostra que nos últimos seis meses o tamanho médio dos aplicativos de jogos cresceu 42%. As informações são do Digital Trends.

O estudo mostrou que o tamanho de todos os aplicativos disponíveis para a plataforma da Apple aumentou em torno de 16%, enquanto os jogos - categoria mais popular na iTunes App Store - registrou o maior aumento no seu tamanho, em torno de 42 por cento. Atualmente, os aplicativos de jogos passaram a pesar 60MB, em média.

A empresa ainda sugere dois motivos para o crescimento dos aplicativos de jogos observado desde o mês de março. O primeiro motivo é que em março deste ano, a Apple decidiu que o limite de tamanho de aplicações para download com conexão 3G/4G seria de até 50MB (contra os 20 MB anteriores), o que desencadeou um novo movimento entre os desenvolvedores, permitindo que eles criassem jogos mais complexos e com gráficos melhorados.

Memória cheia aplicativos

Os jogos para Android praticamente quadruplicaram o seu tamanho nos últimos seis meses

Outro fator está relacionado com o lançamento do novo iPad com Retina Display, o que fez com que os aplicativos fossem aprimorados, recebendo gráficos melhorados para atender a alta resolução do display do aparelho móvel.

Quem sofre com as modificações são os proprietários das versões anteriores dos aparelhos da Maçã e com memórias internas inferiores a 32GB. "Os consumidores com dispositivos de 16GB tendem a se tornar mais conscientes sobre quais aplicativos manter e quais desinstalar, então para impressionar os clientes, os desenvolvedores estão ampliando ainda mais suas aplicações", afirmou Aapo Markkanen, analista sênior da ABI. "Isso também poderá acelerar a adoção da nuvem móvel como uma solução de armazenamento bastante significativa".

No caso dos aplicativos disponíveis na Google Play, o estudo revelou que o tamanho dos apps para Android também apresentou aumento nos últimos seis meses de 10%. No entanto, na categoria de jogos, os aplicativos para a plataforma do Google praticamente quadriplicaram de tamanho, atingindo 40MB, em média.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.