Tamanho médio dos jogos para iOS aumenta 42% em seis meses

Por Redação | 17 de Outubro de 2012 às 18h10

Alguns usuários de dispositivos móveis equipados com iOS de 8GB e 16GB devem ter notado que a memória do aparelho não comporta mais todos os seus aplicativos. Uma pesquisa realizada pela ABI Research mostra que nos últimos seis meses o tamanho médio dos aplicativos de jogos cresceu 42%. As informações são do Digital Trends.

O estudo mostrou que o tamanho de todos os aplicativos disponíveis para a plataforma da Apple aumentou em torno de 16%, enquanto os jogos - categoria mais popular na iTunes App Store - registrou o maior aumento no seu tamanho, em torno de 42 por cento. Atualmente, os aplicativos de jogos passaram a pesar 60MB, em média.

A empresa ainda sugere dois motivos para o crescimento dos aplicativos de jogos observado desde o mês de março. O primeiro motivo é que em março deste ano, a Apple decidiu que o limite de tamanho de aplicações para download com conexão 3G/4G seria de até 50MB (contra os 20 MB anteriores), o que desencadeou um novo movimento entre os desenvolvedores, permitindo que eles criassem jogos mais complexos e com gráficos melhorados.

Memória cheia aplicativos

Os jogos para Android praticamente quadruplicaram o seu tamanho nos últimos seis meses

Outro fator está relacionado com o lançamento do novo iPad com Retina Display, o que fez com que os aplicativos fossem aprimorados, recebendo gráficos melhorados para atender a alta resolução do display do aparelho móvel.

Quem sofre com as modificações são os proprietários das versões anteriores dos aparelhos da Maçã e com memórias internas inferiores a 32GB. "Os consumidores com dispositivos de 16GB tendem a se tornar mais conscientes sobre quais aplicativos manter e quais desinstalar, então para impressionar os clientes, os desenvolvedores estão ampliando ainda mais suas aplicações", afirmou Aapo Markkanen, analista sênior da ABI. "Isso também poderá acelerar a adoção da nuvem móvel como uma solução de armazenamento bastante significativa".

No caso dos aplicativos disponíveis na Google Play, o estudo revelou que o tamanho dos apps para Android também apresentou aumento nos últimos seis meses de 10%. No entanto, na categoria de jogos, os aplicativos para a plataforma do Google praticamente quadriplicaram de tamanho, atingindo 40MB, em média.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.