Swarm é o novo app da Foursquare que promove encontro de amigos que estão perto

Por Redação | 02.05.2014 às 16:40
photo_camera Reprodução/The Verge

Empresas de tecnologia que possuem vasta base de usuários utilizando seus apps móveis estão cada vez mais apostando na geolocalização para promover o encontro deles com seus amigos. Há duas semanas, por exemplo, o Facebook foi uma das primeiras a anunciar a adição da função, intitulada "Nearby Friends" em seu app móvel. Agora é chegada a vez do Foursquare.

Famosa pelo aplicativo homônimo que há anos é responsável por dizer aos amigos do usuário onde ele está, a empresa anunciou nesta quinta-feira (01) o lançamento de mais um serviço baseado no geotagueamento: o Swarm. De acordo com informações do The Verge, a ideia da empresa é permitir que as pessoas possam localizar quais amigos estão próximos a elas e descobrir novos lugares. "Todo mês, dezenas de milhares de pessoas abrem o aplicativo para fazer ambas as coisas", disse a empresa.

O Swarm permitirá que usuário interaja com amigos que estejam próximos da sua localização e promova encontros em estabelecimentos

O Swarm permitirá que o usuário interaja com amigos que estejam próximos da sua localização e promova encontros em estabelecimentos (Imagem: Reprodução/The Verge)

Com o novo app, a empresa esperar concentrar a interação de amigos do Foursquare no Swarm. "Você poderá facilmente ver quais dos seus amigos estão por perto, calcular quem está disposto a tomar alguma bebida mais tarde e compartilhar o que você está disposto a fazer de maneira mais rápida e fácil do que é possível fazer com o Foursquare atualmente", comentou a empresa.

Reestruturação da busca do Foursquare

A própria Foursquare admitiu que seu app principal já é capaz de fazer tudo o que o Swarm faz, mas que ele passará por uma renovação em breve. Ao que aparenta, a empresa não está satisfeita com a forma que a busca por estabelecimentos comerciais funcionam no app e que, segundo ela mesma, parece "com uma versão digital das Páginas Amarelas".

Muito embora tenha afirmado que mudanças estão a caminho, a empresa não especificou o que será alterado. Apesar disso, é possível que no novo sistema de buscas os estabelecimentos sejam recomendados tanto por pessoas próximas a ele quanto por especialistas. A ideia é abandonar ou deixar a indicação de estranhos aos usuários em segundo plano. "Acreditamos que a busca por locais pode ser personalizada aos gostos do usuário e informada por pessoas em quem você confia", concluiu a empresa. O objetivo é fazer com que o Foursquare seja capaz de responder a questões como "Me dê um bom lugar para jantares íntimos" e "não apenas 'me diga o posto de gasolina mais próximo'".

Com o novo app a Foursquare pretende abrir espaço para a reformulação do app homônimo, já que o foco do Swarm será as interações sociais entre amigos e grupos de amigos

Com o novo app o Foursquare pretende abrir espaço para a reformulação do app homônimo, já que o foco do Swarm será as interações sociais entre amigos e grupos de amigos (Imagem: Reprodução/The Verge)

Até que essas mudanças ocorram, os usuários poderão desfrutar do Swarm, que começará a ser distribuido para todos os usuários de dispositivos com sistema operacional Android e iOS nesta segunda-feira (05). Quem quiser se antecipar e receber o aviso de disponibilidade do app o quanto antes, pode se cadastrar no site dele aqui.