Software permite que apps para iOS rodem em dispositivos Android

Por Redação | 14.05.2014 às 12:20

Para muitos usuários, a escolha da plataforma móvel a ser utilizada depende bastante da quantidade de aplicativos disponíveis. Desde 2011, o Android tem superado o iOS no número de aplicações gratuitas, o que criou uma corrida maior na busca pela estabilidade das aplicações.

Agora, no entanto, estudantes da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, desenvolveram uma plataforma capaz de fazer uma ponte entre a arquitetura dos dois sistemas operacionais móveis e permitir que seus aplicativos rodem lado a lado.

Intitulado Cider, o software leva as aplicações do iOS a "acreditarem" que estão rodando em um iPhone ou iPad, imitando a interface binária de aplicação do sistema. Outro recurso utilizado para que a emulação seja realizada é a adaptação de código em tempo de compilação, o que possibilita que o código fonte de uma aplicação "estrangeira" seja reutilizado pela plataforma nativa.

No vídeo divulgado pelos desenvolvedores do projeto é possível ver aplicações do iOS rodando como se fossem nativas em um tablet Nexus 7. A performance parece deixar a desejar e também há problemas de compatibilidade com o hardware como o acesso ao GPS por exemplo. No entanto, o Cider ainda é um protótipo e ainda há muito a ser trabalhado até que seja disponibilizado em versão definitiva. Com o tempo pode ser que tais limitações sejam superadas.