Salesforce anuncia novos recursos para seu app de CRM para dispositivos móveis

Por Redação | 04.07.2014 às 08:10

Referência em softwares CRM, a Salesforce anunciou nesta quinta-feira (03) que está atualizando seu mais famoso aplicativo para dispositivos móveis, o Salesforce1.

Quem utiliza o app da companhia começará a receber uma atualização que traz consigo novas capacidades de relatórios e dashboards personalizados. Com a atualização os usuários também poderão atualizar as informações subjacentes a partir dos dispositivos móveis.

De acordo com as informações divulgadas pelo portal CIO, a companhia afirma que a atualização faz parte de um "grande investimento" que já vem sendo feito há pelo menos dois anos. Todd Enders, diretor sênior do setor de análises, diz que há muito tempo os consumidores pediam por tais funcionalidades. "Eles [os consumidores] sempre nos disseram que jamais conseguiriam ir a qualquer restaurante sem antes verificar as críticas no Yelp", disse o executivo.

Para Enders, esses mesmos consumidores nunca se sentiram confortáveis em tomar decisões de negócios sem antes ver e analisar informações relevantes. E é justamente aí que as novas capacidades do Salesforce1 se encaixam.

Com a atualização o Salesforce1 contará com novas capacidades de relatórios e dashboards personalizados

Com a atualização o Salesforce1 contará com novas capacidades de relatórios e dashboards personalizados (Imagem: Reprodução)

Com as novidades lançadas hoje os executivos poderão, por exemplo, filtrar listas de potenciais ofertas direto do smartphone, encontrar a melhor delas e analisar seus detalhes antes de ligar para o cliente.

Outra grande adição à plataforma é a disponibilização de APIs para a construção de relatórios que podem ser incorporados a qualquer aplicação, seja ela da Salesforce ou de fornecedores terceirizados. E muito embora estejamos falando de um software corporativo proprietário, toda a API foi trabalhada para ser compatível com bibliotecas open-source, incluindo o Google Charts e o Charts.js.

"Com essas novas adições nós poderemos oferecer informações mais detalhadas, mais granulares, para os nossos clientes nos relatórios", afirmou Denis Pombriant, diretor da Beagle Research. "A disponibilização da nova API também é importante, porque abrirá novas possibilidades de aplicações para o Salesforce1 como plataforma", completou.

Tais funcionalidades já vinham sendo comentadas desde 2011, quando a Salesforce anunciou que estava trabalhando em uma nova versão do Salesforce1. À época, no entanto, o anúncio revoltou os clientes da companhia após ser revelado que o produto custaria mais até para quem já tinha um plano de assinatura.

Diante do impasse, no entanto, a empresa resolveu que a atualização será gratuita para quem já possui o Salesforce1 e que ela começará a ser distribuída já nas próximas semanas.

Leia mais sobre a Salesforce: