Recurso de ligação via WhatsApp pode incomodar empresas de telecomunicações

Por Redação | 01.04.2015 às 15:49

O recurso de ligações via WhatsApp foi liberado para todos os usuários de Android nesta terça-feira (31) e as empresas de telecomunicações deverão perceber uma grande diferença no consumo nas próximas semanas, visto que em breve a novidade também deve estar disponível para iOS.

A diminuição do envio de SMS's já foi a causadora de um grande impacto financeiro para as companhias e agora, com a entrada no VOIP, elas devem ser ainda mais afetadas. De acordo com dados da consultoria OVUM, pelo menos 20 milhões de usuários devem testar a ferramenta até o final do ano, representando um pouco mais de 3% entre os 700 milhões de usuários.

A consultoria ainda afirma que o serviço deverá enfrentar obstáculos como a qualidade da rede. "Um serviço de voz sem qualidade desagrada o consumidor, mesmo sendo gratuito, e o WhatsApp dependerá de rede alheia", diz.

Ainda de acordo com o relatório da OVUM, existe a possibilidade de o serviço conquistar a simpatia dos usuários, principalmente por levar o recurso em áreas onde não há esta opção. Por isso, a companhia deve estar preparada para a reação das empresas de telecomunicações.

O WhatsApp pretende conquistar o número de 1,1 bilhão de usuários ainda em 2015.

Fonte: Convergência Digital