Receita do mercado de aplicativos móveis deve atingir US$ 27 bilhões em 2013

Por Redação | 26.06.2013 às 17:40

O mercado bilionário dos aplicativos móveis deve crescer 85% em nível mundial ainda este ano, chegando à marca de US$ 27 bilhões. Como os aplicativos são um fator-chave na acirrada disputa entre as plataformas móveis, esse crescimento não é tão surpreendente.

Apple e Android continuam dominando o mercado, enquanto BlackBerry e Windows Phone se mantêm muito atrás na corrida dos apps. O sistema iOS da Apple será responsável por dois terços das receitas de aplicativos para smartphones e tablets deste ano, de acordo com a nova previsão da ABI Research, que foi divulgada pelo MediPost News.

"Embora o Google Android tenha ultrapassado recentemente a Apple em termos de número total de aplicativos, usuários do iOS continuam provando que estão mais dispostos a gastar seu dinheiro. A diferença de receita entre os sistemas operacionais líderes não devem se aproximar nos próximos 18 meses", disse o analista sênior da ABI, Josh Flood.

Durante sua conferência anual de desenvolvedores no início deste mês, a Apple disse que sua App Store abriga atualmente cerca de 900 mil títulos, dos quais 375 mil são especificamente voltados para iPad. A Maçã disse ainda que ultrapassou a marca de 500 bilhões de downloads em sua loja de apps.

O relatório da ABI mostra que os smartphones ainda são os campeões de downloads de aplicativos, mas os tablets estão ganhando terreno e deverão ser responsáveis por 36% do mercado este ano. Usuários de tablets estão mais dispostos a pagar por aplicativos do que os proprietários de smartphones devido ao maior tamanho da tela e melhor experiência com jogos e leitura.