Precisando de um táxi? Confira aplicativos que podem te ajudar a encontrar um!

Por Rafael Romer

Mesmo em cidades grandes, onde a oferta de táxis costuma ser alta, encontrar um carro livre na rua pode ser uma tarefa difícil. E a coisa costuma ficar ainda pior durante as noites de sexta-feira ou nos finais de semana, quando todos preferem deixar seus carros em casa para aproveitar a noite bem longe do volante. Algumas pessoas também não se sentem seguras o suficiente para pedirem táxis na rua durante a madrugada, o que pode tornar a espera por um contato de uma coperativa ainda maior.

Mas a situação vem mudando com a chegada de diversos aplicativos de táxi, que prometem fazer uma ponte entre usuário e taxista em poucos toques no smartphone. Selecionamos alguns dos mais conhecidos para diversas cidades brasileiras, gratuitos e que funcionam nos dois maiores sistemas operacionais do mercado mobile: o iOS e o Android.

Aproveite as dicas já neste fim de semana!

Apps de Táxi

99Taxis

Um dos mais conhecidos aplicativos do tipo, o 99Taxis funciona apenas na cidade de São Paulo, mas promete colocar o passageiro em um táxi em apenas dois toques no celular. Após instalar o app, você precisará fazer um cadastro, que pode ser completado também através do Facebook. Em seguida, o serviço fará uma verificação para checar se o telefone é válido.

Com um celular validado, é só digitar sua localização atual na tela principal do app e esperar um taxista próximo atender o chamado. Quando algum motorista confirmar a corrida, você receberá uma mensagem com o nome, modelo do carro, celular e uma foto do taxista. Também é possível acompanhar em tempo real a posição do motorista através do app, que utiliza o GPS do aparelho dentro do carro para determinar a sua localização.

Disponível em: São Paulo

Download: iOS e Android

Taxibeat

Lançado originalmente em Atenas, na Grécia, onde foi criado em 2011, o Taxibeat desembarcou no Brasil pelo Rio de Janeiro e agora também já está disponível em São Paulo. Mais capitais devem receber o serviço ainda neste ano.

O serviço também exige um cadastro rápido com telefone, e-mail e senha. Após alguns segundos, o Taxibeat te enviará uma mensagem de texto com seu código de ativação. Então é só clicar no botão de busca para que o aplicativo defina sua localização e permita encontrar o táxi mais próximo, em um raio de 3 km de onde você estiver.

Assim como no 99Taxis, o app mostra detalhes sobre o motorista, como foto, carro, distância e permite acompanhar o deslocamento do veículo em seu mapa. Ao fim da corrida, também é possível avaliar o taxista.

Disponível em: Rio de Janeiro e São Paulo

Download: iOS e Android

Apps de Táxi

Easy Taxi

O serviço permite chamar um taxi com apenas um toque no seu smartphone. O app funciona de maneira bem semelhante aos anteriores, com a vantagem que não exige nenhum tipo de cadastro por parte do usuário. Após clicar em "pedir seu táxi", você poderá consultar informações sobre o motorista que aceitar a corrida, como nome, modelo do carro, foto e telefone. Também é possível acompanhar o trajeto do táxi em tempo real até chegar em você.

O serviço já está disponível em seis cidades do país, e deve chegar a outras seis (Manaus, Recife, Cuiabá, Fortaleza, Natal e Curitiba) em breve.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília e Salvador.

Download: iOS e Android

Resolve Aí

O Resolve Aí também funciona de maneira semelhante aos outros serviços do tipo: o app exige um cadastro prévio do usuário, com nome, e-mail e número do celular, e permite que o usuário busque um táxi próximo com um toque. É possível gravar no aplicativo seus endereços favoritos - desta forma não é preciso estar sempre com a localização ligada.

Após o contato ser feito com o taxista, você receberá as informações do carro e a hora estimada de chegada do veículo. Segundo os desenvolvedores, a frota de parceiros do aplicativo é de mais de 10 mil carros. Quando confirmada a corrida, é possível acompanhar em tempo real o trajeto do táxi até você.

Disponível em: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Niterói, Ceilândia, Barueri, Campinas, Piracicaba, Guarujá, Americana, Sumaré, Santa Barbara do Oeste, Paulínia, Limeira, Jaguariúna, Hortolândia, Valinhos, Rio Claro e Nova Odessa.

Download: iOS e Android

Onde Tem Táxi Aqui?

Se a região onde você mora não possui cobertura de nenhum desses apps, uma alternativa é o Onde Tem Táxi Aqui?, que fornece um mapa para procura de pontos de táxi. Lançado pelo Ministério das Cidades, o aplicativo usa a base de dados do Google para buscar pontos ou empresas de táxi próximos de onde vocês se encontra.

A solução é bem simples: assim que você abrir um app, um botão verde permite que você busque os pontos de táxi mais próximos utilizando a localização do smartphone. Tocando em um dos pontos disponíveis, o nome, endereço e telefone do ponto de táxi surgirá na tela, permitindo que o usuário ligue e peça seu carro.

Disponível em: Todo Brasil

Download: iOS e Android

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.