Novo app Liga é uma rede social que visa melhoria da segurança urbana

Por Redação | 09.04.2014 às 14:48

Está disponível um novo aplicativo que possibilita os usuários a compartilharem informações sobre situações de risco na cidade, como alagamentos, protestos, assaltos, incêndios e acidentes: o Liga.

A plataforma funciona de maneira colaborativa e é voltada para a cidadania. Nela, as pessoas podem contribuir para a melhoria da segurança nas cidades por meio da postagem de informações e fotos sobre ocorrências, como alagamentos, protestos, assaltos, vandalismo, incêndio, emergências médicas, acidentes de carro ou pontos de uso de droga.

Liga

“Partimos da definição da ONU de que segurança pública está ligada à resolução de situações que interferem no bem-estar das pessoas, como condições de segurança, encaminhamento de dependentes de drogas, ajuda aos moradores de rua, respeito ao direito das mulheres e crianças. Ao instalar o Liga, a pessoa pode agir ativamente para a melhoria dessas condições, alertando sobre ocorrências no entorno de sua casa, do trabalho ou em seu caminho, protegendo suas famílias e chamando a atenção do poder público para questões que necessitam de intervenção”, explica Josué Alencar, um dos idealizadores do aplicativo. “Os dados inseridos tornam-se estatísticas que podem ser muito úteis tanto para a população quanto para os gestores”, acrescenta.

Disponível inicialmente para usuários da plataforma iOS e Web (HTML5), o Liga disponibiliza mapas em tempo real, nos quais é possível inserir as informações sobre as ocorrências e consultar as postagens dos demais usuários feitas nas últimas horas, criando uma rede de dados em prol da população. “Uma das funções principais é a ‘Queridos Amigos’, por meio da qual é possível cadastrar uma lista de amigos e familiares e alertá-los em caso de risco”, reforça Éfrem Filho, profissional de tecnologia e professor universitário da Paraíba, que faz parte da equipe.

Liga

Liga

Liga

Fonte: http://ligaapp.com/

Cidadania digital à disposição de ONGs e iniciativas sociais

O lançamento do aplicativo inclui a divulgação da hashtag #JuntosSeguros, para reforçar a ideia de que os usuários unidos podem efetivamente contribuir para melhorias. Assim, por meio das redes sociais, os membros da Liga podem unir forças para reverter algumas das situações reportadas, como mobilizar ONGs para o suporte nos locais reportados como ponto de uso de drogas ou para a distribuição de roupas e mantimentos em lugares onde houver informação recorrente sobre presença de moradores de rua.

Dessa forma, a equipe do Liga colabora com instituições para trabalhos conjuntos que ajudem a divulgar iniciativas cidadãs, como atendimento aos moradores de rua e usuários de drogas, ações pelo direito das mulheres e crianças em prol da segurança em bairros e cidades ou de conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos.

A Liga está disponível na Apple Store e ainda é possível também verificar as ocorrências pelo site oficial.