Não quer pagar pelo app? Conheça alternativas gratuitas para o WhatsApp

Por Redação | 24 de Março de 2013 às 16h53

Amantes do WhatsApp já devem saber que o serviço de mensagens passará a ser cobrado ainda em 2013. Os novos usuários do aplicativo vão passar a pagar uma anuidade de US$ 0,99 (cerca de R$ 2). O assunto tem dividido opiniões: existem aqueles que acham a cobrança justa e aqueles que não aceitam pagar o valor estipulado pela empresa.

Caso você se encaixe no segundo grupo, saiba que nem só de WhatsApp vive o mundo dos serviços gratuitos de troca de mensagens. Confira algumas alternativas para continuar se comunicando com os amigos sem precisar colocar a mão no bolso.

Facebook Messenger

Facebook Messenger

A ferramenta do Facebook permite a troca de mensagens de texto, comunicação por vídeo e mensagens de voz entre os contatos da rede social. O app é baseado no chat presente no próprio Facebook. O aplicativo de mensagens instantâneas da rede social está disponível apenas para aparelhos Android, BlackBerry e iOS.

KakaoTalk Messenger

KaKao Talk

Esse aplicativo utiliza uma rede WiFi ou o plano de dados do usuário para enviar mensagens de texto, fotos e vídeos ilimitados para outros usuários do Kakao Talk. Assim como acontece com o WhatsApp, é necessário apenas um número de telefone e um aparelho com sistema Android, BlackBerry, iOS ou Windows Phone.

O aplicativo suporta até 12 idiomas diferentes e oferece divertidas opções de comunicação alternativas, como filtros de voz engraçados durante as chamadas telefônicas, emoticons animados, e uma espécie de walkie-talkie.

LINE

Line App

O LINE permite que os usuários realizem chamadas e enviem mensagens de texto ilimitadas. O aplicativo possui diversas opções de personalização por meio de skins, emoticons e filtros para tratamento de imagem. Alguns dos recursos do app são pagos, mas a utilização do serviço de mensagens e ligações é gratuita. Ele está disponível em versões para Android, BlackBerry, iOS e Windows Phone.

Viber

Viber android

O Viber é conhecido e utilizado por muitos usuários no Brasil, mas para quem ainda não conhece, trata-se de uma boa alternativa para o WhatsApp. Ele é compatível com praticamente todos os sistemas operacionais móveis (Android, Bada, BlackBerry, iOS, Nokia e Windows Phone) e permite a realização de chamadas usando a rede Wi-Fi e 3G, envio de mensagens de texto, chat, aviso de chamadas não atendidas.

Skype

Skype Mobile

O Skype é um velho conhecido do público, e agora vai substituir de vez o MSN Messenger, mas muitos não sabem que ele também é uma ótima opção para ser utilizado em plataformas móveis.

Ele permite chamadas por voz, envio de mensagens de texto, fotos, vídeos, chat, videochamadas e ligações para aparelhos telefônicos convencionais usando créditos pré-pagos - assim como acontece na versão desktop. O app do Skype está disponível em versões para Android, BlackBerry, iOS e Windows Phone.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.